O Governo de Alagoas entrega, nesta terça-feira (20), mais uma obra que promove a melhoria das instalações e qualidade na oferta da educação básica na rede estadual de ensino: a reforma da Escola Estadual Maria Rita Lyra de Almeida, no Trapiche da Barra, um investimento de cerca de R$ 3 milhões que beneficia 300 estudantes do ensino fundamental menor, na faixa etária dos 6 aos 10 anos da orla lagunar de Maceió. A cerimônia de entrega terá início às 11h com a presença do governador Paulo Dantas e da secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos.
A reforma empregou trinta trabalhadores, direta e indiretamente, executando os seguintes serviços: pintura geral, aplicação e polimento de resinas nos pisos térreo e superior, reforma completa na cozinha e despensas, revisão de pontos hidráulicos e instalações de louças e portas em todos os banheiros, revisão completa de toda a parte elétrica e adição de pontos de ar-condicionado, e construção de subestação para adequação da nova demanda energética, além da instalação do novo reservatório de água e da recuperação completa da cobertura da quadra.
A estrutura da unidade é composta por 12 salas de aula, brinquedoteca, duas salas de professores, duas salas de apoio pedagógico, três banheiros dos colaboradores, dois banheiros femininos e dois masculinos, dois vestiários femininos, dois vestiários masculinos, sala de coordenação pedagógica, sala de educação física, direção, sala de arquivo, laboratório de informática, sala de vídeo, banheiro administrativo, sala de articulação de ensino, sala de serviço, cozinha, duas despensas, refeitório, laboratório de língua portuguesa, laboratório de matemática, sala de recursos multifuncional, dois depósitos, banheiro de acessibilidade, sala de leitura, sala de descanso, oficina de pintura, sala de artes, auditório, sala de dança, sala de atividades especiais, educação física, mais dois banheiros, além da quadra poliesportiva, agora coberta.
Inclusão social
De acordo com a gestão da escola, a reforma é de fundamental importância para o funcionamento da unidade de ensino, a qual atende comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica do Trapiche da Barra - Muvuca, Pingo D"Água, Sururu de Capote, Botinha, Júnior Alto do Cajueiro, entre outras - e cuja principal fonte de renda familiar é a pesca, seguida de atividades informais e de benefícios dos governos estadual e federal.
"Ao longo dos anos, a Escola Estadual Maria Rita Lyra tem formado gerações de alunos que, com o apoio de suas famílias e professores, têm contribuído com o crescimento econômico e social da orla lagunar. Esta reforma vai além de uma melhoria física, é a renovação de um compromisso com a educação integral que atende alunos de 06 a 10 anos. E isto foi possível graças ao apoio do Governo de Alagoas e da Secretaria de Estado da Educação", relata a diretora-geral Jucedy Oliveira.
Curiosidade
A unidade recebeu o nome Escola Estadual Maria Rita Lyra de Almeida para homenagear a professora de mesmo nome por seus relevantes serviços como educadora, tendo como base o Decreto nº 38.555, de 18 de setembro de 2000, publicado no Diário Oficial de 09 de fevereiro de 2001, quando o então governador Ronaldo Lessa aprovou-o, com o intuito de homenagear mulheres que se destacaram por seus méritos em prol da educação do Estado. Até então, a escola era popularmente conhecida como CAIC do Trapiche.