Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Notícia Geral

Ipea: apenas 52% das mulheres negras estão no mercado de trabalho

Somente pouco mais da metade das mulheres estão no mercado de trabalho no Brasil.

Imagem de destaque da notícia

Somente pouco mais da metade das mulheres estão no mercado de trabalho no Brasil. São apenas 52% das mulheres negras e 54% das brancas. A diferença é grande para os homens. Entre eles, esse índice é de cerca de 75%.

Além de menor espaço em empregos com salário, as mulheres dedicam 10 horas a mais por semana a tarefas domésticas e de cuidado não remunerado que os homens.

As mulheres são a maioria da população brasileira, e as negras são 28% do total.

Os números são do Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea), que lançou, nesta quinta-feira, a nova versão da plataforma Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça, com dados atualizados de 2016 a 2022.

Outro dado importante é a queda na proteção da Previdência Social. Caiu entre todos os grupos, mas entre as mulheres negras a situação é pior. Mais de um quinto delas (21%) não conseguem contribuir para a Previdência e ficam sem acesso à rede de seguridade social.

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, citou dados do relatório de transparência de salários das empresas no Brasil.

Segundo os dados do Ipea, negros representam 80% dos 10% mais pobres do Brasil. Já entre os 10% mais ricos, os brancos são 70%

© José Paulo Lacerda/CNI/Direitos reservados

Direitos Humanos As mulheres são a maioria da população brasileira, e as negras são 28% Brasília 15/08/2024 - 12:09 Samia Mendes /L Pedrosa Gabriel Brum, repórter da Rádio Nacional Ipea quinta-feira, 15 Agosto, 2024 - 12:09 106:00

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis