A capital fluminense vai vacinar todas as pessoas com cinco ano ou mais contra a variante XBB da covid-19, a partir desta quinta-feira (15) e até o próximo dia 25. A prefeitura ampliou a imunização que estava restrita aos grupos prioritários.
Apesar da queda importante no número de casos e quadros graves da doença no país que são registrados atualmente em comparação com os anos de pandemia, o último boletim infogripe, da Fiocruz, mostrou aumento no número de internações entre os idosos por Síndrome Respiratória Aguda Grave associada à covid nos estados do Amazonas, Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
No município do Rio, quase 340 mil pessoas se imunizaram com a vacina que previne contra novas cepas e reduz as chances de internação e mortalidade pela doença.
A Secretaria Municipal de Saúde não informou, no entanto, a taxa de adesão dos grupos prioritários e se a meta de vacinação já foi alcançada. Isabella Ballalai, diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações, observa que a ampliação da vacina fora dos grupos prioritários geralmente acontece porque a adesão foi baixa e a vacina está sobrando nos postos de vacinação.
A especialista alerta que mesmo com a queda dos números, a vacinação é importante porque reduz as chances de mutação do vírus e lembra que a doença continua provocando hospitalizações.
Para se vacinar é preciso ter tomado a dose anterior da vacina contra a covid-19 há pelo menos um ano.
Na cidade do Rio, somente neste ano, foram confirmados mais de 30 mil casos da doença, desses 495 graves e 90 mortes.
Fonte: Agência Brasil