A OMS, Organização Mundial da Saúde, decidiu manter a poliomielite como emergência em saúde pública de interesse mundial.
Em nota divulgada nesta terça-feira, a entidade informou que um comitê de emergência analisou dados disponíveis sobre a circulação do vírus, principalmente em países como Afeganistão, Etiópia, Guiné Equatorial, Quênia, Mali, Níger, Paquistão, Senegal e Somália.
No documento, a OMS recomendou a prorrogação das orientações temporárias por mais três meses.
A vacinação de rotina fraca e a falta de acesso a imunização foram levadas em consideração, já que o cenário representa risco crescente.
Em 2024, já foram registrados 14 casos do poliovírus selvagem. Destes, 12 foram notificados nos últimos três meses: cinco no Paquistão e sete no Afeganistão.
Já os casos do chamado poliovírus circulante derivado da vacina, neste ano, chegaram a 72, sendo 30 registrados na Nigéria. Segundo a OMS, Etiópia e Guiné Equatorial são dois novos países que reportaram casos desse tipo desde a última reunião do comitê de emergência.
A Organização Mundial da Saúde também recebeu a confirmação de que o vírus circulante foi encontrado na Faixa de Gaza e informou que vai enviar mais de um milhão de doses da vacina contra a pólio para a região.
* Com informações da Agência Brasil e supervisão de Bianca Paiva
Fonte: Agência Brasil