Sete a cada dez estudantes universitários ou que têm interesse em cursar graduação utilizam com frequência ferramentas de IA na rotina de estudos. É o que aponta a pesquisa Inteligência Artificial na Educação Superior, divulgada nesta terça-feira (6) pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior, em conjunto com a Educa Insights.
De acordo com o levantamento, 80% dos estudantes afirmam conhecer as ferramentas de inteligência artificial; 70% fazem uso das IAs com frequência. As mais citadas foram o ChatGPT e a Gemini, do Google.
Entre os benefícios citados, estão a possibilidade de aprender em qualquer lugar ou momento e o acesso a informações e conteúdos atualizados e diversificados.
Os principais pontos negativos mencionados foram a falta de interação humana e a dependência excessiva em tecnologias que podem falhar ou ficar ultrapassadas.
Um pouco mais da metade dos participantes acredita que as ferramentas são confiáveis em atividades acadêmicas, 84% consideraram que, no futuro, as IA's podem substituir parcialmente a atuação dos professores em sala de aula. Já 74% consideraram importante a implementação de IA dentro das instituições de ensino.
A pesquisa foi realizada em julho deste ano, nas cinco regiões do Brasil. Trezentos estudantes, com idades entre 17 e 50 anos, participaram do levantamento.
*Com supervisão de Daniella Longuinho, da Rádio Nacional em Brasília, Sara Barreto
Educação Brasília 07/08/2024 - 08:17 Daniella Longuinho - Marizete Cardoso Sara Barreto - estagiária da Rádio Nacional IA inteligência artificial universitários quarta-feira, 7 Agosto, 2024 - 08:17 103:00Fonte: Agência Brasil