O suspeito de liderar uma facção criminosa em ao menos dois bairros de Salvador e considerado o 2 de Paus do Baralho do Crime da Secretaria de Segurança Pública da Bahia foi morto durante uma ação policial realizada em Alagoas, nesta terça-feira (6).
Ele foi identificado como Anderson Souza dos Santos, conhecido como Baço e, segundo investigações policiais, estava escondido em Maceió, mas tinha atuação no bairros do IAPI e Pau Miúdo, na capital baiana. Contra ele, havia mandados de prisão em aberto por tráfico de drogas e homicídio.
A ação policial que resultou na morte dele ocorreu na Alameda Elizabeth Cavalcanti Guimarães, no bairro Petrópolis, parte alta de Maceió. A operação teve a participação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) Bahia, juntamente com a FICCO Alagoas, a PM da Bahia (Batalhão Gêmeos) e a PM de Alagoas (BOPE).
De acordo com o Bope, o suspeito se escondia em Maceió e reagiu à operação atirando contra os policiais.
No entanto, ele foi atingido, socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu aos ferimentos. A polícia apreendeu um revólver calibre 38, seis munições e três celulares.
O Baralho do Crime é uma ferramenta criada pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia para identificar os suspeitos mais procurados pelas polícias do Estado. Ele reúne dados do foragido como nome, apelido, foto, e a área em que ele atua.
Nessa segunda-feira (5), o órgão atualizou o baralho do crime do naipe de 'Copas' com imagens de cinco foragidos da Justiça.
Na carta "Dez de Copas", por exemplo, foi inserido Anderson Silva Fagundes, conhecido como "Ralado". Ele é procurado por homicídio e tráfico de drogas, com atuação em Valéria, bairro da capital e na região de Maragogipe, no Recôncavo Baiano.