Aumentou em 2023 o número de beneficiários de planos de Saúde na faixa etária de 0 a 15 anos atendidos por profissionais que tratam pacientes com transtornos do neurodesenvolvimento, como o Transtorno do Espectro Autista.
O levantamento foi feito pela ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar, e segundo a Agência, os resultados podem ter correlação com o crescimento desses casos no Brasil no ano passado.
Para a análise, a ANS selecionou um grupo de 38 procedimentos, entre consultas e sessões nas áreas de Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicologia e Fisioterapia, que podem ser indicados para o tratamento continuado de pacientes com esses tipos de transtornos.
Em 2023, os usuários de planos de saúde, de 0 a 15 anos incompletos, que tiveram ao menos um dos atendimentos selecionados no estudo, representavam mais de 9% do total de beneficiários dessa faixa etária. Em 2019 eram 5%.
A Agência destaca, no entanto, que os resultados podem não se referir exclusivamente a pacientes com esses transtornos, uma vez que esses atendimentos também podem ser realizados para outras indicações.
O objetivo do levantamento, segundo a ANS, foi apresentar estatísticas para ajudar no debate sobre a melhoria do atendimento a pacientes com transtornos do neurodesenvolvimento na saúde suplementar.
Fonte: Agência Brasil