Um fundo negociado em Bolsa para financiar investimentos sustentáveis na Amazônia vai ser desenvolvido em uma parceria da Caixa, BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento, BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, e Banco do Brasil. Uma carta de intenções foi assinada nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro, pelos presidentes das quatro instituições.
Os estudos para desenvolver o "ETF Amazônia para Todos" serão feitos de forma colaborativa pelo BNDES, BB e CAIXA, contando com o apoio técnico e financeiro do BID. A intenção é lançar as bases para que a criação e a distribuição das cotas do fundo no mercado de capitais ocorram antes da COP 30, que será realizada em Belém, no Pará, em 2025.
Segundo divulgação da Caixa, o novo fundo vai alocar recursos em empréstimos para ações sustentáveis na Amazônia do Brasil. O instrumento foi escolhido para captar recursos por permitir igualdade de acesso a pequenos e grandes investidores e por sua liquidez, já que as cotas são listadas em bolsas de valores. A estimativa, segundo a Caixa, é que as cotas estejam acessíveis para compra e venda por qualquer pessoa física ou jurídica, com valores em torno de R$ 100,00.
Economia A parceria envolve a Caixa, BID, BNDES e Banco do Brasil Rio de Janeiro 25/07/2024 - 22:59 Roberto Piza / Beatriz Arcoverde Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional Fundo de investimentos sustentáveis na Amazônia Caixa BID BNDES Banco do Brasil quinta-feira, 25 Julho, 2024 - 22:59 1:21Fonte: Agência Brasil