A Secretaria de Estado da Segurança Pública e o Centro Universitário de Maceió (Unima) concluíram, na manhã desta segunda-feira (17), a segunda turma do curso Master in Business Administration(MBA) em Gestão Política de Valorização do Trabalhador da Segurança Pública de Alagoas. Trinta e nove policiais e bombeiros foram capacitados e se tornaram multiplicadores na área.
Com dez meses de duração, a formação foi custeada com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) e foi coordenada pela Chefia de Ensino Integrado, em parceria com o Núcleo de Qualidade de Vida da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Com 400 horas/aula, abordou temas como relações interpessoais, ergonomia, governança e procedimentos licitatórios. Foram qualificados integrantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros Militar.
A solenidade de formatura foi presidida pelo secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, que enalteceu os investimentos empenhados para garantir ainda mais qualidade de vida para os profissionais. Ele também elogiou a capacitação e afirmou que vai analisar os trabalhos de conclusão de curso para viabilizar a execução deles entre as forças de segurança.
"Estamos retomando com essa capacitação dez anos após a primeira edição graças ao trabalho de uma equipe bastante empenhada. A valorização do servidor é um dos principais eixos norteadores do Governo que mais investe em segurança pública de todos os tempos. Já solicito que os TCCs possam ser encaminhados para que a gente veja a melhor forma de colocarmos em práticas os projetos apresentados. Parabéns a todos os senhores, que se dedicaram o máximo e hoje vão ajudar a melhorar a gestão voltada para o bem-estar de todos. Saibam que estamos à disposição sempre para colocar em prática as ideias", disse ele.
O secretário executivo de Políticas de Segurança Pública, coronel Patrick Madeiro, também enalteceu a qualificação. "É uma capacitação que visa a parte mais sensível, que é a valorização da qualidade de vida e emprego de profissional. Esses policiais e bombeiros agora poderão ajudar na disseminação de uma cultura de prevenção em prol da saúde e segurança dos trabalhadores, assim como poderão propor medidas que diminuam o adoecimento laboral e os acidentes de trabalho", afirmou.
Representantes de cada instituição receberam o certificado de conclusão na solenidade. A titulação da pós-graduação foi proferida para todos pelo reitor da universidade, Gustavo Arruda. Ele reforçou a importância da multiplicação do conhecimento.
"É importante levar esse conhecimento que foi adquirido aqui dentro de nossas instalações para frente, entre os colegas, os pares. É sempre legal e muito bom quando a gente consegue transmitir para outros aquilo que aprendemos. É lógico que vocês hoje têm um nível de conhecimento, talvez não tenham a experiência de vivenciar isso, mas um pouco da organização, de onde buscar os recursos esses nossos alunos têm", declarou.
Também participaram do evento a perita-geral da Polícia Científica, Rosana Coutinho; o diretor de Administração da Polícia Civil, delegado Caio Rodrigues; o comandante operacional do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Aluysio Wanderley; o comandante da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello, tenente-coronel Mário Xavier; e os chefes de Ensino Integrado e do Núcleo de Qualidade de Vida da SSP, major Joyce Bezerra e Emerson Moura, respectivamente.