A TV Gazeta, que pertence ao ex-presidente Fernando Collor de Mello, continuará por mais cinco anos como afiliada da TV Globo, foi o que decidiu o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), nesta quinta-feira (6). O placar foi de dois votos contra um, a decisão ainda cabe recurso ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).
O recurso da Globo contra a determinação de primeiro grau que mantinha o contrato entre as emissoras, foi rejeitado pelos desembargadores. Dentre os votos, apenas um foi contrário, o do relator do processo, desembargador Paulo Zacarias.
Para justificar a sua tese, o magistrado afirmou ao contestar o voto do desembargador Fábio José Bittencourt Araújo, que a "TV Gazeta está dizendo para Globo que ela vai ter que dançar forró com ela de qualquer jeito".
Relembre o caso
A Rede Globo contestava a decisão proferida pelo juiz Leo Denisson de Almeida, da 10ª Vara Cível da Capital, que determinou a manutenção da afiliação por mais cinco anos, mesmo com o término do contrato original em dezembro de 2023.
A TV de Collor, que é investigada por supostos crimes envolvendo o plano de recuperação judicial firmado em 2019, é afiliada da emissora carioca desde 1975.
A Globo alega que a manutenção do contrato colocaria em risco sua imagem e reputação, além de inviabilizar um acordo informal já firmado com a TV Asa Branca para se tornar a nova afiliada em Alagoas.