Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Saúde e Técnologia

Agência dos EUA autoriza tratamento com anticorpos monoclonais contra a Covid-19

Imagem de destaque da notícia
Tratamento foi usado, ainda em fase experimental, pelo presidente Donald Trump quando ele se infectou com o novo coronavírus. Aprovação tem caráter emergencial. Imagem de célula infectada pelo coronavírus Sars-Cov-2

Cynthia Goldsmith e Azaibi Tamin/CDC

A FDA — agência regulatória dos Estados Unidos semelhante à Anvisa — autorizou neste sábado (21) o uso de anticorpos monoclonais para o tratamento da Covid-19. A aprovação tem caráter emergencial, e as autoridades americanas ainda acompanharão mais testes.

Esse tratamento foi aplicado no presidente Donald Trump quando ele se infectou com o novo coronavírus no início de outubro. O republicano, que perdeu as eleições presidenciais deste mês, chegou a passar três dias internado no hospital.

ANTICORPOS MONOCLONAIS: Entenda o que são e como combatem o coronavírus

De acordo com a FDA, os medicamentos casirivimab e imdevimab poderão ser administrados juntos no tratamento de casos leves a moderados de Covid-19 em adultos ou jovens com mais de 12 anos e com peso acima de 40 kg. Também poderão ser usados em pessoas com risco de desenvolver quadros graves da doença, como idosos ou pessoas com condições médicas crônicas.

A FDA não autoriza o uso em pacientes que já estejam hospitalizados com Covid-19 ou que estejam recebendo oxigênio por causa da doença. Isso porque os medicamentos não demonstraram benefícios no tratamento desses quadros mais severos.

Laboratório Regeneron produz anticorpos monoclonais em testes contra a Covid-19

Brendan McDermid/Arquivo/Reuters

Entenda como funcionam os anticorpos monoclonais neutralizantes:

Cientistas buscam os linfócitos B de pacientes que já tiveram a Covid-19;

Depois, eles identificam os anticorpos e fazem vários estudos para descobrir qual deles consegue neutralizar o vírus e, assim, evitar que ele entre nas células humanas;

No caso do tratamento de Trump, uma dupla de anticorpos foi utilizada. Os cientistas usam os genes dos anticorpos neutralizantes e inserem em uma célula padronizada, chamada de célula CHO;

Com isso, os pesquisadores tentam criar um coquetel com os anticorpos isolados do coronavírus para uso preventivo ou durante a evolução da doença;

No Brasil, o Instituto Butantan estuda um medicamento com a mesma metodologia. Ana Maria Moro, coordenadora do projeto, disse que as pesquisas da Regeneron estão entre as mais avançadas no mundo, nas últimas etapas de estudos.

Reino Unido avança em testes

Tratamento para Covid-19 entra na fase 3 de testes no Reino Unido

Cientistas no Reino Unido anunciaram que vão começar, neste sábado (21), a terceira e última fase de testes de um possível tratamento contra a Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). Segundo os pesquisadores, o tratamento, que usa anticorpos monoclonais, pode ajudar quem não puder ser vacinado contra a doença.

A intenção dos cientistas é que ele seja usado rapidamente em locais onde houver surtos, como casas de repouso e navios de cruzeiro. Isso também será testado posteriormente.

VÍDEOS: novidades sobre as vacinas contra a Covid-19

Fonte: G1 Saúde

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis