O Governo de Alagoas obteve a aprovação, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para elaborar estudos que vão atualizar o projeto de construção da barragem M3, na bacia do Rio Mundaú. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (16).
A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) possui um um estudo de oito barragens e um projeto específico que contempla quatro delas, por meio de um convênio firmado em 2013. Esses documentos necessitam de atualização e complementação, assim como os estudos ambientais exigidos pela nova legislação (Lei nº 14.066/2020)
"A Seinfra conseguiu incluir no PAC a atualização e complementação dos projetos da barragem M3, considerada a mais importante. Isso inclui a atualização dos projetos de engenharia e dos estudos ambientais, bem como outros necessários para uma construção desse porte", afirmou o secretário de Infraestrutura, Gustavo Torres.
O objetivo do estudo é tornar viável a construção da barragem para a contenção de cheias no estado. O órgão destacou que a reestruturação desse planejamento é essencial, considerando a ocorrência de novos eventos hidrológicos e climáticos nas regiões banhadas pelo Rio Mundaú.
A progressão desse estudo vai beneficiar a atualização do diagnóstico ambiental, incluindo áreas de preservação e análise dos impactos. O projeto pode beneficiar cerca de 210 mil alagoanos.