Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Notícia Geral

Pantanal vive situação crítica de escassez de água

A seca no Pantanal é grave.

Imagem de destaque da notícia

A seca no Pantanal é grave. A Agência Nacional de Águas declarou Situação Crítica de Escassez na bacia do Paraguai, a principal do bioma, até o dia 31 de outubro deste ano, que é o fim do período seco normal.

A decisão levou em conta informações do Inmet e do Serviço Geológico do Brasil. O nível de água do rio Paraguai em abril de deste ano atingiu o pior valor histórico ao longo de sua calha principal. Essa escassez ocorre desde o início do ano.

Essa situação pode afetar o abastecimento de água, especialmente em Cuiabá (MT) e Corumbá (MS).

A situação crítica permite que estados e municípios afetados declarem situação de calamidade ou emergência pela seca e que o reconhecimento e o auxílio pelo governo federal sejam agilizados ou antecipados.

Além disso, a medida da Agência orienta os setores de navegação, geração de energia, abastecimento, entre outros, para a necessidade dos planos de contingência e adoção de medidas especiais.

A Região Hidrográfica Paraguai ocupa mais de 4% do território brasileiro, pegando metade de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul, o que inclui a maior parte do Pantanal-mato-grossense, a maior área úmida contínua do planeta.

© ICMBio

Meio Ambiente Brasília 14/05/2024 - 16:19 Nadia Faggiani / Fran de Paula Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional escassez de água pantanal Seca terça-feira, 14 Maio, 2024 - 16:19 72:00

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis