Alagoas registrou 167 mortes em decorrência da violência no trânsito no primeiro trimestre deste ano, conforme dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde (SIM/MS). Para evitar que mais pessoas percam a vida nas vias públicas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) aproveita a Campanha Maio Amarelo para reforçar a importância de os condutores de veículos, bem como, os pedestres, respeitarem as normas de trânsito.
De acordo com a Sesau, os acidentes de trânsito aumentam o número de pacientes atendidos nas unidades hospitalares, impactam nos custos de tratamento, causam sequelas graves nas vítimas, além de centenas de óbitos anualmente, o que poderia ser evitado. Por isso, a importância de conscientizar a população sobre a segurança no trânsito, protegendo, deste modo, os pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas.
A gerente de Vigilância e Controle de Doenças não Transmissíveis da Sesau, a assistente social Rita Murta, destaca a importância da Sesau em contribuir na busca por um trânsito mais seguro.
"As unidades de saúde recebem as vítimas com lesões e, por isso, a violência no trânsito tem total relação com a Sesau. Precisamos sensibilizar a população sobre a necessidade de se adotar cada vez mais medidas focadas na prevenção de acidentes", frisou.
Por esta razão, durante a Campanha Maio Amarelo, a Sesau participa de ações em parceria com outros órgãos, como o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL). Para isso, técnicos da pasta participam de palestras educativas e reforçam orientações para condutores e pedestres na busca por um trânsito mais seguro a todos.
Ainda de acordo com os dados do MS, o número de óbitos relacionados ao trânsito entre os meses de janeiro a março de 2024 (abril ainda não foi divulgado), aponta para um aumento de 10,59% na comparação com o mesmo período do ano passado. Enquanto que no primeiro trimestre deste ano foram 167 mortes decorrentes de sinistros de trânsito, nos três primeiros meses de 2023 foram contabilizados 151 óbitos.
Os dados do MS ainda apontam que, em todo o ano passado, 580 mortes por acidentes de trânsito foram registradas em Alagoas. Desse total, 488 vítimas foram homens (84,14%). A faixa etária de 20 a 39 anos foi a que mais concentrou os óbitos, com 47% dos registros. Outro dado que chama a atenção e que aponta para a gravidade dos acidentes, é o fato de que 232 pessoas morreram antes da chegada do resgate, enquanto outras 253 ainda chegaram a ser resgatadas com vida para hospitais, porém, não resistiram aos ferimentos. Do total de óbitos registrados no trânsito em todo o ano passado, 59,3% foram de motociclistas.
As causas dos sinistros de trânsito são variadas, mas os principais fatores de risco para o acontecimento das ocorrências são excesso de velocidade, uso de aparelhos eletrônicos durante a condução e falta de atenção. Ainda como fatores causais, está o consumo de bebidas alcoólicas e a não utilização de itens obrigatórios, como capacetes, cintos de segurança e sistemas de retenção para crianças e recém-nascidos.