Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Notícia Geral

Tensão entre Irã e Israel pode abalar o mercado de petróleo no mundo

A tensão entre Irã e Israel pode abalar o mercado de petróleo no mundo e fazer os preços subirem, na avaliação de especialistas.

Imagem de destaque da notícia

A tensão entre Irã e Israel pode abalar o mercado de petróleo no mundo e fazer os preços subirem, na avaliação de especialistas.

No sábado, quando já existiam sinais de que um ataque poderia acontecer, o preço do petróleo brent, que é produzido no mar do norte da Europa, chegou a custar U$ 92 por barril. Já, nesta segunda (15), o preço caiu para U$ 89.

Para o economista e professor da UNB, Cesar Bergo, essa cautela dos mercados depende das negociações que vão acontecer nos próximos dias.

"Qualquer faísca realmente vai provocar uma alta nos preços. Isso de fato impacta decisivamente no preços de petróleo no mundo inteiro. O Brasil é um grande produtor de petróleo. Em parte, ele pode até ganhar em função das exportações. Mas o preço do combustível internamente deve subir. Não tenha dúvida".

O professor de Relações Internacionais da USP, Pedro Dallari, também acredita que uma tensão na região vai impactar o comércio de combustíveis no mundo. Ele lembrou do navio com bandeira portuguesa apreendido pelo Irã no Golfo Pérsico no sábado.

"Se o crescimento das hostilidades na região paralisa ou dificulta o comércio no Golfo Pérsico, isso pode ter um efeito muito significativo no fornecimento do petróleo com o aumento do preço do barril de petróleo no mundo todo. E com o impacto na economia que é muito dependente do petróleo, inclusive no Brasil".

O que os especialistas dizem é que uma resposta mais forte de Israel pode escalar o conflito na região. Por isso, há pressão internacional, inclusive dos Estados Unidos, por uma reação mais moderada.

© José Cruz/Agência Brasil

Economia Brasília Brasil monitora impacto do conflito Irã x Israel no preço do petróleo Irã responderá rapidamente se Israel retaliar, diz chanceler Brasil monitora impacto do conflito Irã x Israel no preço do petróleo 15/04/2024 - 16:37 Sâmia Mendes / Liliane Farias Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional Irã Israel Combustível segunda-feira, 15 Abril, 2024 - 16:37 1:42

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis