Termina nesta segunda o Mutirão de Negociação de Dívidas da Febraban

Termina nesta segunda-feira o Mutirão de Negociação de Dívidas da Federação Brasileiras de Bancos, a Febraban.

Foto: Jornalista Luciana Pombo

Foto: Jornalista Luciana Pombo

Termina nesta segunda-feira o Mutirão de Negociação de Dívidas da Federação Brasileiras de Bancos, a Febraban. Uma oportunidade para quem tem dívidas com instituições financeiras e quer sair do vermelho.

A iniciativa conta com apoio da Secretária Nacional do Consumidor e dos Procons de todo o país.

Só podem ser negociados débitos sem bens dados em garantia, como aquela dívida do cartão de crédito, o cheque especial e empréstimo pessoal.

Então, quem quiser sair desse sufoco, deve procurar diretamente as instituições financeiras ou acessar o portal consumidor.gov.br. Os bancos têm 10 dias para analisar a situação e apresentar uma proposta aos interessados.

O Banco Central orienta o devedor a pesquisar o saldo da dívida em atraso e, claro, avaliar se a proposta de renegociação cabe no atual orçamento.

Mas, atenção! O melhor negócio pode ser buscar o programa Desenrola, do governo federal. A faixa 1 do programa abrange dívidas de até R$ 5 mil para quem tem renda de até 2 salários mínimos ou está cadastrado no CadUnico. Os descontos podem chegar a 96%. Mais informações no site desenrola.gov.br.

Já para os superendividados, tem uma lei específica, garantindo a renegociação total com todos os credores. Nesse caso, as pessoas devem buscar o Procon mais próximo.

Geral Brasília 13/04/2024 - 08:00 Bianca Paiva / Pedro Lacerda Gésio Passos - Repórter da Rádio Nacional Renegociação Dívidas governo federal sábado, 13 Abril, 2024 - 08:00 1:35