Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Notícia Geral

MS: Lula visita JBS e comemora exportação de carne para China

Em meio ao conflito entre fazendeiros e indígenas Guarani Kaiowá, no Mato Grosso do Sul, o presidente Lula propôs ao governador do estado, Eduardo Riedel, uma parceria para a compra de terras onde os indígenas possam viver.

Imagem de destaque da notícia

Em meio ao conflito entre fazendeiros e indígenas Guarani Kaiowá, no Mato Grosso do Sul, o presidente Lula propôs ao governador do estado, Eduardo Riedel, uma parceria para a compra de terras onde os indígenas possam viver.

Os indígenas do povo Guarani-Kaiowá vivem à beira de rodovias, próximas à cidade de Dourados, a pouco mais de 200km da capital Campo Grande. Eles sofrem ameaças e ataques de pistoleiros, por causa de uma disputa por terra com fazendeiros da região.

A proposta de Lula foi feita nesta sexta-feira (12) durante visita à empresa JBS, que vai exportar carne para a China, após ser aprovada pelo país asiático. Em março, a China aprovou 38 novas fábricas, para comprar carne importada do Brasil e, agora, está pronto o primeiro lote a ser enviado para lá.

Lula lembrou também lembrou que as negociações com a China são fruto da viagem que realizou, no ano passado, ao país. E disse que confia na capacidade de aumentar as parcerias internacionais.

Entre as 38 novas exportadoras de carne para a China, a maior parte, 24, são unidades de processamento de bovinos. Com isso, o governo espera aumentar o saldo da balança comercial em R$ 10 bilhões, nos próximos 12 meses.

Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, nos últimos 15 meses, o Brasil abriu mais de cem novos mercados de exportação para 50 países. De acordo com o Ministério de Relações Exteriores, as novas aprovações são resultado de um "intenso processo negociador" e a demonstração de que a China confia "na qualidade da carne brasileira e na robustez" dos controles sanitários.

O principal destino da carne brasileira é o país asiático. No ano passado, quase 40% de toda a carne vendida pelo Brasil, foi para a China; o que rendeu mais de U$ 8 bilhões ao nosso país.

© Foto: Ricardo Stuckert / PR

Economia Brasília Exportações ajudarão Brasil a diminuir desigualdade social, diz Lula 12/04/2024 - 17:38 Bianca Paiva / Liliane Farias Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional Lula carne exportação China sexta-feira, 12 Abril, 2024 - 17:38 3:03

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis