Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Brasil

Governo prorroga até 2025 isenção de visto para EUA, Canadá e Austrália

O governo federal, por meio de decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicado nesta terça-feira (9), prorrogou até abril de 2025 a isenção de visto para turistas dos Estados Unidos, Austrália e Canadá.

Imagem de destaque da notícia

O governo federal, por meio de decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicado nesta terça-feira (9), prorrogou até abril de 2025 a isenção de visto para turistas dos Estados Unidos, Austrália e Canadá. A medida, que entraria em vigor nesta quarta-feira (10), havia sido adiada duas vezes anteriormente.

A decisão foi tomada após pressão do setor de turismo, que argumentava que a exigência de visto reduziria o fluxo de turistas desses países para o Brasil. Parlamentares também ameaçavam votar um projeto de decreto legislativo para sustar a medida.

"É importante considerarmos o impacto positivo que o turismo estrangeiro tem na nossa economia, gerando emprego e renda", disse o presidente Lula em nota oficial. "Ao mesmo tempo, estamos trabalhando para fortalecer as relações diplomáticas com os Estados Unidos, Austrália e Canadá."

A decisão do governo Bolsonaro de 2019 de isentar esses países da exigência de visto visava a impulsionar o turismo. No entanto, o governo Lula argumentava que a reciprocidade era necessária, já que brasileiros precisam de visto para viajar aos três países.

A isenção de visto para o Japão, que também havia sido revogada, não foi revertida. O governo japonês decidiu, em maio de 2023, isentar brasileiros de visto para viagens de até 90 dias, medida que entrou em vigor em setembro do mesmo ano. Em retribuição, o Brasil deixou de exigir visto para japoneses.

Leia Também: PF abre inquérito contra Musk e vai chamar representantes do X para depoimentos

Fonte: Notícia ao Minuto

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis