Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Notícia Geral

Atividade física diária ajuda na prevenção ao câncer

Nesta segunda-feira, 8 de abril, comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer.

Nesta segunda-feira, 8 de abril, comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A data tem como principal objetivo a conscientização para a importância da prevenção e democratização do acesso ao tratamento contra a doença. Segundo o INCA, Instituto Nacional de Câncer, a expectativa é que o Brasil tenha cerca de 700 mil novos casos neste ano.

Ser fisicamente ativo como parte da rotina diária é uma das condutas que ajudam a prevenir o câncer. É o que mostram dois estudos recentes, um sueco e um britânico, publicados nos últimos meses. As pesquisas apuraram que diferentes tipos da doença podem ser prevenidos com a prática da atividade física. Desde uma volta no quarteirão até uma simples caminhada de casa pro trabalho. Foi constatado que homens com maior capacidade cardiorrespiratória apresentam 35% menos risco de terem câncer de próstata quando comparados com homens com cardiorrespiratória reduzida. Já em relação ao câncer de mama, foi apurado que níveis mais altos de atividade física no lazer estavam associados à redução de 10% no risco de câncer de mama.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde é de 150 minutos semanais de atividade física de intensidade moderada, mas segundo o Instituto Nacional de Câncer, qualquer tempo dedicado a movimentar o corpo, em qualquer intensidade, já ajuda. É importante encontrar atividades prazerosas ou que se encaixem na rotina, como observa Fabio Carvalho, membro da Coordenação de Prevenção e Vigilância do Câncer do INCA.

"A mais eficaz vai ser aquela que a pessoa conseguir fazer e continuar. Os estudos apontam mais para as atividades aeróbias, caminhar, nadar, correr, dançar. Mas já temos evidências em relação às atividades de força, como a musculação e a ginástica, então todas elas são bem vindas. Atividade física na intensidade moderada é aquela em que a sua respiração e seu batimentos cardíacos estão um pouco mais rápidos que o normal e se você consegue conversar, mas não cantar" explica.

Outra questão que causa dúvidas é se o exercício físico é recomendado durante o tratamento oncológico. Segundo o INCA, a prática de atividades físicas pode trazer melhora na qualidade de vida, além de promover a redução da dor e diminuição da cardiotoxicidade, que é o dano causado ao coração pelo tratamento oncológico.

Saúde Rio de Janeiro 08/04/2024 - 18:33 Bianca Paiva / Fran de Paula Tatiana Alves - repórter da Rádio Nacional dia de combate ao câncer Atividade Física Prevenção segunda-feira, 8 Abril, 2024 - 18:33 169:00

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis