A medida, anunciada nesta quarta-feira (4), segue uma determinação do Supremo Tribunal Federal.
Serão três câmeras em cada viatura, sendo uma interna e duas externas, com softwares de conhecimento facial e leitura de placas.O investimento é de R$ 236,5 milhões.
As novas câmeras serão instaladas ao longo dos próximos 30 meses em viaturas das Polícias Militar e Civil; da Administração Penitenciária, Defesa Civil, Secretaria de Governo, Casa Civil e Instituto de Pesos e Medidas.
A Secretaria Polícia Militar informa que, em 18 meses, já implantou quase 13 mil câmeras operacionais individuais, para o uso dos agentes em serviço.
Entretanto, a Defensoria Pública do estado aponta dificuldade em obter imagens destas câmeras, que podem ser requisitas tanto pelo órgão quanto pelo Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil.
Segundo a Defensoria, entre 27 de abril e 18 de dezembro de 2023, encaminhou à PM 215 ofícios, solicitando acesso a gravações. Mas o material foi disponibilizado em apenas 56 ocasiões, o que significa que em 74% dos casos não houve resposta. As informações são do Relatório de Acesso ao Conteúdo Audiovisual das Câmeras Operacionais Corporais, produzido pela Defensoria no fim de fevereiro deste ano.
Geral Rio de Janeiro Viaturas do RJ serão equipadas com câmeras de videomonitoramento 04/04/2024 - 18:37 Vitoria Elizabeth / Liliane Farias Carolina Pessôa - Repórter da Rádio Nacional Polícia Militar Rio de Janeiro Viaturas Câmeras quinta-feira, 4 Abril, 2024 - 18:37 1:45
Agência Brasil