Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Notícia Geral

Quais são as vantagens de realizar a declaração pré-preenchida?

Desde 2021, todos contribuintes passaram a ter a possibilidade de realizar a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda.

Imagem de destaque da notícia

Desde 2021, todos contribuintes passaram a ter a possibilidade de realizar a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda. Nesta modalidade, alguns dados financeiros, de dependentes e cadastrais já constam na declaração.

Confira todos os episódios da série Tira-Dúvidas do IR 2024 aqui

Com a opção, fica a pergunta: é melhor fazer a declaração pré-preenchida ou ir preenchendo os dados? Com a palavra, o professor de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera, Carlos Moraes:

"Ambas as opções têm suas vantagens e desvantagens. A declaração pré-preenchida pode ser mais rápida e conveniente, pois precisa de menos informações né? Não são necessárias tantas informações para serem inseridas pelo contribuinte. A declaração tradicional permite ao contribuinte ter um controle mais direto e detalhado sobre todas as informações incluídas lá na declaração, mas pode levar mais tempo para ser preenchida. A melhor escolha entre a declaração pré-preenchida e a tradicional depende da situação pessoal. Se você tiver dúvidas é recomendável buscar orientação de um profissional especializado, como um contador".

O professor Deypson Carvalho, da UDF, cita outra vantagem da declaração pré-preenchida.

"Quem iniciar a declaração pela pré-preenchida e escolher o Pix como forma de recebimento da devolução do imposto de renda terá prioridade na restituição".

Se você optar pela comodidade da pré-preenchida, saiba que é preciso cuidado para averiguar se os dados estão corretos, conforme alerta o professor Carlos.

"É importante revisar, cuidadosamente, os dados fornecidos pela Receita Federal para garantir que estejam corretos", diz

Vale alertar que as correções quando necessárias podem ser feitas somente no programa gerador de declaração ou diretamente no aplicativo Meu Imposto de Renda. Não é possível fazer as correções na plataforma GovBR.

Lembrando, ainda, que a pessoa pode testar os dois modelos de declaração e ver qual é o mais conveniente.

O prazo para declaração do Imposto de Renda vai até 31 de maio e até lá o Tira-Dúvidas do IR 2024 vai ajudar você a prestar contas para o leão.

© Juca Varella/Agência Brasil

Economia Material faz parte da série Tira-Dúvidas do IR 2024 Brasília 01/04/2024 - 07:30 Beatriz Arcoverde/Marizete Cardoso Edgard Matsuki - Repórter da Agência Brasil Imposto de Renda IRPF imposto de renda 2024 Tira-dúvidas do IRPF 2024 Tira-dúvidas do IRPF segunda-feira, 1 Abril, 2024 - 07:30 2:44

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis