Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Chuva

Níveis de rios seguem estáveis mesmo com acumulado de chuva em AL; Defesa Civil monitora

Foto Ilustrativa/Arquivo/2022/BR104
Foto Ilustrativa/Arquivo/2022/BR104

O tempo chuvoso que dura desde a última madrugada e que deve continuar com chuva de intensidade moderada ao longo deste sábado (30), podendo se estender até o domingo (31), conforme aviso meteorológico da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), ainda não afetou os níveis de rios que cortam o estado e também não houve registro de desastres naturais de gravidade. A Defesa Civil Estadual já divulgou que está em alerta e monitora a situação do clima neste feriadão de Semana Santa.

Segundo o boletim do monitoramento hidrológico, divulgado pela Semarh, os níveis dos rios são considerados estáveis, sem risco de transbordamento causado pela água da chuva. A última atualização foi de 17h30. Veja abaixo:

O órgão estadual já havia divulgado nesta manhã que prevê acumulados de água significativos em parte do estado, com risco para alagamentos, principalmente nas áreas com deficiência de drenagem urbana, cheias em pequenos riachos, assim como o de deslizamentos em áreas de encosta. Porém, a Semarh também havia destacado que não existia risco de transbordamento dos principais rios e lagoas do estado.

"As áreas do Litoral (incluindo a Região Metropolitana de Maceió), Zona da Mata e Baixo São Francisco serão as mais afetadas, com previsão de chuvas persistentes ao longo deste sábado, podendo estender-se até domingo (31)", mostra o comunicado do Governo.

A equipe da Semarh reforçou que está em monitoramento constante das condições de tempo, além de acompanhar o nível dos principais rios do estado, informando ao Corpo de Bombeiros de Alagoas e à Defesa Civil, tanto estadual quanto municipais, sobre as situações que precisam de atenção e fornecendo atualizações adicionais.

Na manhã deste sábado, um alerta vermelho para chuvas intensas foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) com validade até às 18h. Outros dois alertas, de cores laranja e amarela, que devem durar até a manhã de domingo, também abrangem a maioria dos municípios alagoano.

Condições meteorológicas - A Semarh explicou que as condições sinóticas atuais são marcadas pela atuação de cavados em baixos níveis da atmosfera, associados a um distúrbio ondulatório de leste. Esses fenômenos favorecem o aumento no volume de chuvas na metade Leste do Estado de Alagoas, podendo resultar em acumulados expressivos nas próximas 48 horas.

A secretaria recomenda que a população esteja atenta às recomendações das autoridades locais, evitando áreas de risco e tomando as devidas precauções para garantir a segurança de suas famílias e comunidades.

Para acompanhar a previsão do tempo em tempo real e verificar os níveis dos principais rios, a população pode acessar o website da Semarh através dos links disponibilizados abaixo:

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis