Os casos de síndrome respiratória aguda grave em crianças, jovens e adultos, no cenário nacional, tiveram aumento, conforme aponta o novo Boletim Infogripe da Fiocruz, divulgado na última quinta-feira.
O atual quadro é decorrente do crescimento, em diversos estados, de diferentes vírus respiratórios como influenza, vírus sincicial respiratório e rinovírus.
O coordenador do boletim, Marcelo Gomes, detalha esse aumento em crianças.
"Quando a gente olha para as crianças, especialmente para as crianças pequenas, aí a gente tem um crescimento muito expressivo, em fundamentalmente todo o país, especialmente por conta do vírus sincicial respiratório, influenza tem um certo impacto, ali nessa faixa etária, e o rinovírus".
A análise mostra também reversão da tendência de aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave na população a partir de 50 anos de idade.
Marcelo Gomes ressalta ainda que é importante manter os cuidados de prevenção e a vacinação. Além disso, orienta que, em casos de infecções respiratórias, sintomas de gripe e resfriados, deve-se procurar encaminhamento médico, além de manter repouso e usar máscara de qualidade sempre que for necessário sair de casa.
A atualização é referente à Semana Epidemiológica 12, de 17 a 23 de março.
Saúde Rio de Janeiro 30/03/2024 - 11:15 Daniella Longuinho - Marizete Cardoso Carolina Pessoa - repórter da Rádio Nacional Boletim Infogripe Fiocruz síndrome respiratória aguda grave SRAG sábado, 30 Março, 2024 - 11:15 1:21
Fonte: Agência Brasil