Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Notícia Geral

Impunidade alimenta violência contra defensores de direitos humanos

Organizações de defesa dos direitos humanos dizem que as descobertas do caso Marielle Franco refletem como a impunidade é uma marca dos crimes cometidos contra defensores no Brasil.

Foto: Reprodução internet
Foto: Reprodução internet

Organizações de defesa dos direitos humanos dizem que as descobertas do caso Marielle Franco refletem como a impunidade é uma marca dos crimes cometidos contra defensores no Brasil. Depois de seis anos, as investigações finalmente chegaram aos suspeitos de serem os mandantes do assassinato da vereadora e do motorista Anderson Gomes, mas apontaram também que policiais ajudaram a planejar o crime e dificultar as averiguações. A diretora executiva da Anistia Internacional no Brasil, Jurema Werneck, diz que as prisões são um avanço, mas não a solução completa.

Neste domingo (24), foram presos o deputado federal Chiquinho Brazão (União Brasil-RJ), seu irmão, o conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, Domingo Brazão, e o ex-chefe da Policial Civil fluminense, Rivaldo Barbosa. Os dois primeiros teriam encomendado a morte de Marielle, enquanto Barbosa teria ajudado no planejamento e atrapalhado a elucidação do crime. A Presidente do Instituto Marielle Franco, Ligia Batista, reiterou que o caso só estará concluído quando todos os envolvidos forem condenados.

Para a advogada da organização Terra de Direitos e representante do Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos, Camila Gomes, não se pode esquecer o que levou os acusados a planejarem e executarem o crime.

O Comitê Justiça Por Marielle e Anderson, que reúne os familiares das vítimas, a Justiça Global e as três entidades ouvidas, também declarou em um comunicado que a justiça vai além da responsabilização dos executores e dos mandantes. Também é preciso reparação aos familiares e medidas de não repetição, ou seja, de prevenção contra outros casos de violência política de gênero e raça.

Internacional Prisões são um avanço, mas não a solução completa, diz Jurema Werneck Rio de Janeiro 24/03/2024 - 21:43 Rádio Nacional/Pollyane Marques Tâmara Freire - da Rádio Nacional Marielle Franco defensores de direitos humanos Anistia Internacional Assassinatos domingo, 24 Março, 2024 - 21:43 3:34

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis