Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

CARTEIRA DE IDENTIDADE

Instituto de Identificação cria sala para crianças com deficiência

Espaço será inaugurado nesta segunda e foi pensado para evitar desconforto na hora do atendimento

Crianças com deficiência terão sala exclusiva para emissão de identidade | Foto: Ascom Polícia Científica
Crianças com deficiência terão sala exclusiva para emissão de identidade | Foto: Ascom Polícia Científica

Crianças com deficiência terão agora uma sala inclusiva e exclusiva para emissão da Carteira de Identidade Nacional, com atendimento humanizado, sala lúdica e pessoal capacitado.

O espaço será inaugurado nesta segunda-feira (25) e funcionará na Central Já! do Maceió Shopping.

A sala foi é resultado de uma parceria inédita entre o Instituto de Identificação da Polícia Científica de Alagoas, secretarias de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) e da Primeira Infância (Secria).

Outra facilidade é o agendamento eletrônico no site da Seplag, em que foi criado o campo exclusivo chamado PCD Infantil. Serão disponibilizadas 15 vagas por dia, sempre de segunda a sexta-feira.

No dia do atendimento presencial, além da certidão de nascimento e do CPF, os pais ou responsáveis devem apresentar, obrigatoriamente, o laudo médico da criança.

Essa é a primeira sala do estado, exclusivamente para pessoas com deficiências, e para garantir isso estamos realizando um treinamento especial dos atendentes que farão o atendimento voltado para esse público infantil", explicou o superintendente do Instituto de Identificação, Erik Silveira.

"Nós tínhamos dificuldades em recepcionar crianças do espectro autista, por exemplo, por estar em um lugar onde havia muito barulho e elas ficavam agitadas. Então percebemos que era necessário criar um ambiente confortável e acessível em que ela se familiariza".

Segundo Silveira, Silveira explicou que foi feito um estudo para que essas crianças não sofressem mais com dificuldades quando fossem realizar o atendimento.

Para isso, eles instalaram a sala em um local silencioso e mais acolhedor, afastada dos demais guichês da Central onde são ofertados outros serviços para a população.


Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis