Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Notícia Geral

Mais de 2 milhões de crianças e jovens não têm acesso à água potável

No Dia Mundial da Água, o Unicef destaca um dado preocupante para o país.

Foto: Reprodução internet
Foto: Reprodução internet

No Dia Mundial da Água, o Unicef destaca um dado preocupante para o país. Mais de 2 milhões de crianças e adolescentes vivem sem acesso adequado à água potável no Brasil. Os dados são de uma análise feita pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância com base no Censo 2022, do IBGE.

O Unicef afirma que o problema afeta os direitos de meninas e meninos e que é urgente garantir investimentos para o acesso adequado a esse serviço essencial para toda a população.

As marcas da desigualdade brasileira também estão nos números do acesso à água. Rodrigo Resende, Oficial de Água, Saneamento e Higiene do UNICEF no Brasil, ressalta que crianças negras, indígenas e das regiões Norte e Nordeste do país são as mais afetadas. Os 15 Estados com maiores percentuais de crianças e adolescentes privados do acesso à água estão nessas regiões.

O oficial do Unicef afirma que a privação do acesso à água e saneamento impacta de forma importante a saúde e o desenvolvimento dessas crianças e jovens. Rodrigo Resende observa que o problema se torna ainda mais preocupante num contexto de mudanças climáticas, com as ocorrências das ondas de calor registradas no país.

Para enfrentar a situação, o Unicef recomenda políticas integradas de acesso à água, saneamento e higiene, priorização de investimentos no fortalecimento do serviço, em especial nas áreas rurais e comunidades tradicionais.

Além disso, segundo Rodrigo Resende, o Fundo também apoia a aprovação de projeto de lei de 2023 em tramitação no Congresso Nacional que prevê a garantia do acesso à água potável nas escolas.

O Unicef utilizou o mesmo critério do IBGE para definir o acesso à água como "adequado ou inadequado". É considerado "adequado" o acesso via rede geral de abastecimento, poço profundo ou artesiano, poço raso, freático ou cacimba, fonte, nascente ou mina. E é "inadequado" quando esse acesso é feito por meio de carro pipa, armazenamento de água de chuva, de rios, açudes, córregos, lagos e igarapés, entre outros.

Geral Rio de Janeiro 22/03/2024 - 08:23 Roberto Piza - Marizete Cardoso Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional Dia Mundial da Água Água Potável Crianças Adolescentes sexta-feira, 22 Março, 2024 - 08:23 3:31

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis