Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Notícia Geral

Lava Jato: publicação de conversas vazadas abalaram a opinião pública

A Lava Jato já se desenrolava há cinco anos, quando o site The Intercept Brasil passou a divulgar conversas vazadas que abalaram a opinião pública a respeito da operação.

Foto: Reprodução internet
Foto: Reprodução internet

A Lava Jato já se desenrolava há cinco anos, quando o site The Intercept Brasil passou a divulgar conversas vazadas que abalaram a opinião pública a respeito da operação.

Na época, Lula - o principal líder do Partido dos Trabalhadores – já havia sido condenado em duas instâncias e estava preso, cumprindo a sentença definida por Moro, em nove anos e seis meses de prisão. Lula havia sido acusado de chefiar o esquema criminoso na Petrobras.

Foi nesse contexto que, em junho de 2019, o Intercept publicou uma série de reportagens que ficaram conhecidas como Vaza Jato. Elas apresentaram conversas mantidas, no Telegram, entre membros da força-tarefa do Ministério público, e deles com Sérgio Moro.

As conversas haviam sido obtidas ilegalmente por um hacker, que passou o material para o site Intercept. O ex-diretor executivo do veículo, Leandro Demori, explica que a decisão de divulgar os conteúdos seguiu um dos critérios dos manuais de jornalismo: o interesse público. "Tinha o interesse público porque várias informações do chat contradiziam o que os procuradores, os juízes, diziam nos autos e nas suas entrevistas. A gente viu que havia ali uma relação entre Ministério Público do Paraná e a 13ª Vara que era uma relação permeada por várias ilegalidades. Eu noto que hoje, por exemplo, já há uma dúvida e um ceticismo um pouco maior, que são muito saudáveis. A gente tinha uma tendência a acreditar muito cegamente nas coisas que eram produzidas por essas instituições", avalia Demori.

As conversas revelaram que o então juiz passava informações sensíveis aos procuradores e orientava como deveriam ser feitas as acusações. Nas mensagens, Moro chegou a cobrar novas fases da operação e sugeriu até mesmo que a acusação entrasse com recursos. O chefe da força-tarefa, Deltan Dallagnol, sugeriu a outros procuradores ter conhecimento de que Moro condenaria Lula.

Para o professor de Criminologia e Direito Penal da Universidade de São Paulo, Maurício Dieter, é preocupante quando membros do Ministério Público e da Justiça se colocam como protagonistas de investigações.

"E os seus protagonistas não devem ser maior do que a lei em nome da qual eles agem e as instituições as quais eles pertencem. Isso cria uma grande suspeita diante dessas empreitadas messiânicas de passar as coisas a limpo, de perseguir tudo, doa a quem doer. O protagonismo de juízes e promotores, nessas ações, é algo que deve ser evitado a todo custo, porque ali mesmo existe um traço de corrupção interna", pontua Dieter.

Ana Mielke, coordenadora executiva do Intervozes — coletivo de Comunicação Social — acredita que o vazamento "foi fundamental para os desdobramentos jurídicos" que ocorreram a partir dali. Ela destaca a importância do jornalismo independente para a democracia.

"Felizmente, aquele mesmo jornalismo que, de um lado pode ser tendencioso, criar narrativas únicas, também pode ser um instrumento para expor as farsas. E o vazamento feito pelo Intercept, é um marco por isso. Ele foi fundamental para pôr fim a uma das maiores farsas jurídicas já construídas no Brasil, e ele também foi fundamental para mostrar o quão importante é, para a democracia, a existência de um jornalismo independente e comprometido com a informação de qualidade", acredita Ana.

A Vaza Jato serviu como base para a justiça decidir pela suspeição de Sérgio Moro, na condenação de Lula. Com isso, a sentença foi anulada e o petista foi libertado em novembro de 2019, após 580 dias de prisão.

Hoje, o ex-procurador Deltan Dallagnol confirma a existência das conversas vazadas, mas alega que elas ocorreram "dentro da legalidade". Ele acusa a Vaza Jato de construir uma narrativa por meio de interpretações.

"Houve uma série de conversas por mensagens sempre legais, legítimas, lícitas, dentro da lei. Nunca se ultrapassou a linha da busca da verdade e da busca da Justiça. O que a Vaza Jato fez foi um monte de fofoca querendo bancar de escândalo deturpando informações, fazendo interpretações editoriais ou mesmo usando mensagens que podem ter sido deturpadas pelos próprios hackers".

O Senador Sérgio Moro não quis se manifestar sobre o assunto.

No próximo episódio, especialistas avaliam o legado da Operação Lava Jato para o poder judiciário e quais os impactos na economia do país.

*Com sonoplastia de Jailton Sodré.

Política Brasília Lava Jato destruiu 4,44 milhões de empregos, aponta estudo Lava Jato completa 10 anos com resultados em xeque e prestígio abalado Caminhos da Reportagem discute causas e consequências da Lava Jato 20/03/2024 - 08:04 Daniel Ito / Liliane Farias Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional Lava Jato Especial 10 anos da Lava Jato quarta-feira, 20 Março, 2024 - 08:04 4:40

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis