Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Bate Coração

Programa Bate Coração realiza 1ª transferência de paciente em Penedo

Iniciativa implantada na cidade tem como objetivo reduzir o índice de mortalidade

Programa visa reduzir o índice de mortalidade | Foto: Divulgação
Programa visa reduzir o índice de mortalidade | Foto: Divulgação

Realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o Programa Bate Coração foi implantado na UPA de Penedo no dia 1° de março. A iniciativa da Sesau Alagoas tem como objetivo atender pacientes que chegam com sintomas de infarto.

Segundo a Prefeitura de Penedo, o programa visa reduzir o índice de mortalidade ao seguir o protocolo que prevê atendimento e encaminhamento do paciente para o hospital de referências de forma rápida.

"Quando idealizamos o Programa Bate Coração, sabíamos que salvaria muitas vidas, uma vez que o Infarto Agudo do Miocárdio é uma das principais causas de emergências que atingem o povo, não só de Alagoas, mas também do Brasil", explicou Guilherme Lopes, Secretário Executivo da Sesau Alagoas.

A primeira transferência do Bate Coração aconteceu na sexta-feira (15). O paciente foi levado para o Hospital do Coração, em Maceió.

Para o médico responsável pelo programa, Dr. Pedro Victor Alves Castro, a ação já se mostra eficiente.

"Tivemos uma paciente que estava enfartando, chegou aqui na UPA às 12h30 e uma hora e meia depois já estava indo de helicóptero para o Hospital do Coração, em Maceió. Com essa agilidade, a paciente conseguiu ser operada e passa bem", disse.

A transferência foi feita pelo Serviço Aeromédico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que é uma unidade avançada de saúde composta por médicos e enfermeiros. O paciente precisar ser estabilizado pela equipe da UPA para que não apresente problemas durante o voo.

"O paciente tem toda a assistência na UPA e só sai com um quadro estável. O atendimento tem que ser muito ágil e nossa equipe está capacitada para atender rapidamente pacientes que chegam aqui com dor torácica. Essa paciente chegou e nem foi para a triagem, foi direto fazer o eletrocardiograma. É muito importante reconhecer esses sintomas, se não reconhecer que está enfartando, não terá tratamento", esclareceu o Dr. Pedro Castro.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis