Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Notícia Geral

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro "Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada", completaria 110 anos agora em 2024.

Foto: Reprodução internet
Foto: Reprodução internet

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro "Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada", completaria 110 anos agora em 2024. A autora tornou-se destaque pelo retrato de injustiças sociais e condições de vida precárias.

Para mostrar um pouco mais da história de Carolina Jesus e celebrar a data, a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, que reúne o maior acervo sobre a artista no Estado, com 14 manuscritos, montou a exposição "Homenagem a Carolina". Nela, o visitante pode conhecer um pouco mais da produção da autora: são cinco cadernos manuscritos contendo seus diários, romances e peças teatrais.

Luciane Simões Medeiros, chefe da seção de manuscritos da Biblioteca, explica como foram escolhidas as obras que estão na mostra. "Foram selecionados cinco cadernos a partir de momentos diferentes da escrita. Cadernos também com materialidades diferentes, que mostrassem um pouco dessas dificuldades dela em conseguir esse material para escrita. Então tem caderno pequeno, com brochura, formato brochura, caderno espiral, de papeis diferentes".

A mostra conta ainda com duas fotos e dois livros da escritora. Luciane reforça a importância da exposição. "Então pensar Carolina em 2024, nesses 110 anos de seu nascimento, é a celebração dessa mulher, dessa mulher negra, dessa mulher que passou por essas adversidades e conseguiu registrar sua história de uma maneira muito peculiar".

A exposição "Homenagem a Carolina" fica em cartaz até o dia 5 de abril. A entrada é franca.

Cultura Rio de Janeiro 18/03/2024 - 21:09 Roberto Piza / Liliane Farias Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional exposição segunda-feira, 18 Março, 2024 - 21:09 1:44

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis