A declaração foi feita nesta segunda-feira (18), durante a abertura da primeira reunião ministerial deste segundo ano de mandato de Lula. Na última sexta-feira, o ministro do STF Alexandre de Moraes derrubou o sigilo de 27 depoimentos prestados à Polícia Federal, nas investigações sobre uma suposta tentativa de golpe após as eleições de 2022.
Ao dizer que a democracia brasileira sofreu um sério risco, o presidente destacou que, por pouco, o Brasil não voltou aos "anos de chumbo", se referindo à Ditadura Militar, regime que governou o país por mais de 20 anos. Para Lula, é urgente "consolidar a democracia".Quase todos os ministros e ministras participaram da reunião, no Palácio do Planalto, com exceção do chanceler Mauro Vieira, que está em viagem oficial ao Oriente Médio.
Durante o encontro, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, apresentou um balanço do que foi feito pelo governo, até agora.
Segundo o ministro, o repasse de verbas tanto para a saúde quanto para a educação subiu cerca de 20%, em 2023. Ele também citou que a taxa de desemprego em 7,8% é a menor desde 2015.
Fonte: Agência Brasil