Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Notícia Geral

Cerca de 28% dos produtos analisados pela Anvisa têm sódio em excesso

O queijo muçarela e o requeijão cremoso consumidos pelos brasileiros têm níveis críticos de teor de sódio, o famoso sal.

Foto: Reprodução internet
Foto: Reprodução internet

O queijo muçarela e o requeijão cremoso consumidos pelos brasileiros têm níveis críticos de teor de sódio, o famoso sal. Uma análise de alimentos industrializados, feita pela Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, identificou que 28% dos produtos não atingiram as metas de teor de sódio, combinados entre governo e a indústria de alimentos.

Para a agência reguladora, esse dado gera preocupação, principalmente nas chamadas "categorias críticas", como "biscoito salgado", "bolos prontos sem recheio", "hambúrgueres", "misturas para bolo aerado", "mortadela conservada em refrigeração", "pães de forma", "queijo muçarela" e "requeijão cremoso".

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, o sódio é um nutriente importante para a vida humana. Mas é preciso reduzir a ingestão de sal, para prevenir hipertensão e doenças cardiovasculares, que podem levar à morte.

Já em relação ao açúcar, os biscoitos sem recheio e os do tipo wafer passaram dos limites estabelecidos. Por outro lado, os refrigerantes, sucos industrializados estão de acordo com os padrões exigidos, e fazem parte de 80% dos alimentos analisados, que atendem as normas. Segundo a ANVISA, até as categorias de "biscoitos maria e maisena" e "biscoitos recheados" atenderam 100%. O açúcar em excesso pode causar diabetes, obesidade e hipertensão.

Segundo a agência reguladora, a análise nos alimentos mostra que o Brasil enfrenta obstáculos para atingir as metas para a diminuição do consumo de sódio. A Anvisa acredita que "é essencial fortalecer a colaboração entre órgãos reguladores, a indústria alimentícia e a sociedade civil" e também é incentivar "práticas alimentares mais saudáveis em todo o país".

Saúde Brasília 17/03/2024 - 17:50 Ana Lúcia Caldas/Edgard Matsuki Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional Anvisa Sódio Açúcar domingo, 17 Março, 2024 - 17:50 1:55

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis