Agentes da guarda municipal atuaram rápido para evitar que o fogo consumisse uma preciosidade do século 18, fundada por uma irmandade, formada predominante por homens pretos, escravos e livres.
Os agentes combateram um incêndio, na manhã desta quarta-feira (13), na Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, na Rua Uruguaiana, região central da capital fluminense.
Uma guarnição patrulhava a área, e foi acionada por populares, no momento em que as chamas começaram. Os agentes usaram extintores e areia para evitar que o fogo se propagassem.
Quando o Corpo de Bombeiros chegou ao local, o incêndio já havia sido contido, e os militares fizeram o rescaldo para apagar possíveis novos focos de incêndio.
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito é tombada desde 1938 pelo Iphan, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, por sua importância histórica e artística.
Foi Catedral do Rio por sete décadas e as dependências do templo abrigaram diversas reuniões do Senado e da Câmara. No local ainda foi redigida, às vésperas da Independência, a representação popular que culminou no "Dia do Fico".
Até agora, os Bombeiros não se pronunciaram sobre as condições de segurança do prédio, após o incêndio.
Geral Rio de Janeiro 13/03/2024 - 17:52 Vitoria Elizabeth / Liliane Farias Priscila Thereso - repórter da Rádio Nacional Incêndio quarta-feira, 13 Março, 2024 - 17:52 1:24Fonte: Agência Brasil