Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Notícia Geral

Homologado plano de retirada de invasores de terras indígenas no Pará

Os novos planos para retirada de invasores de terras indígenas do Pará e de outros estados foram homologados pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso.

Os novos planos para retirada de invasores de terras indígenas do Pará e de outros estados foram homologados pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso. De acordo com o ministro, em decisão tomada nesta semana, o plano apresentado pela União, para a desintrusão da terra Yanomami, e de mais cinco povos indígenas, tem critérios suficientes de detalhamento e estrutura.

Barroso afirmou que o plano é mais detalhado e extenso do que o enviado anteriormente. Ele teve a participação de vários órgãos, para ações de repressão, investigação e inteligência contra os invasores.

Segundo o documento, a União deve enviar relatórios semestrais, registrando adaptações, metas atingidas e medidas corretivas para resolver eventuais problemas ou atrasos.

O ministro também determinou medidas de desintrusão, em longo prazo, nas Terras Indígenas Apyterewa e Trincheira Bacajá, no Estado do Pará. Um plano operacional de proteção e monitoramento deve ser apresentado dentro de 3 meses.

Já a regulamentação do poder de polícia da Funai, Fundação Nacional dos Povos Indígenas, tem 6 meses para ser atualizada. Além disso, o plano prevê que o gado que ainda esteja dentro dessas terras será apreendido e abatido, em ação conjunta com a Agência de Defesa Agropecuária do Pará. Os animais que não puderem ser abatidos, serão doados para agricultura familiar.

Segundo Barroso, o trabalho feito nas terras Apyterewa e Trincheira Bacajá vai orientar as próximas ações do governo federal nas demais áreas do Pará.

Geral São Luís 07/03/2024 - 14:43 Roberta Lopes / Fran de Paula Gabriel Correa - repórter da Rádio Nacional desintrução de terras indígenas Retirada de invasores plano de retirada quinta-feira, 7 Março, 2024 - 14:43 94:00

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis