A Câmara dos Deputados instalou, nessa quarta-feira (6), as comissões permanentes. De 30, 19 delas elegeram os novos presidentes para o mandato de um ano.
A CCJ - Comissão de Constituição e Justiça, principal da Casa, foi destinada a deputada Carolina de Toni, do PL de Santa Catarina. O maior partido de oposição e também do ex-presidente Jair Bolsonaro, ficou ainda com a Comissão de Educação, que será presidida pelo deputado Nikolas Ferreira, de Minas Gerais, e de Segurança Pública, que será comandada por Alberto Fraga, do Distrito Federal. O PT, do presidente Lula, garantiu o comando da Comissão de Saúde, com o deputado Dr. Francisco, do Piauí.
Os líderes partidários definiram previamente quem comandaria as comissões com base no tamanho das bancadas. E também indicaram os nomes dos candidatos eleitos.
A Comissão de Turismo; de Minas e Energia e de Defesa dos Direitos da Mulher foram instaladas, mas adiaram a escolha de quem vai ficar no comando pra semana que vem.
Ficou para a semana que vem também a eleição dos presidentes das comissões de Desenvolvimento Urbano; Integração Nacional e Desenvolvimento Regional; Fiscalização Financeira e Controle; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais; Ciência, Tecnologia e Inovação; Comunicação; e Administração e Serviço Público.
Política Brasília 07/03/2024 - 09:16 Nadia Faggiani - Marizete Cardoso Ana Lúcia Caldas - Repórter da Rádio Nacional Câmara dos Deputados comissões permanentes quinta-feira, 7 Março, 2024 - 09:16 1:29
Fonte: Agência Brasil