Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Notícia Geral

Primeiro-ministro do Haiti desembarca em Porto Rico

O primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, desembarcou em Porto Rico na noite dessa terça-feira (5).

Foto: Reprodução internet
Foto: Reprodução internet

O primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, desembarcou em Porto Rico na noite dessa terça-feira (5). O paradeiro dele era desconhecido desde uma viagem ao Quênia no fim de semana.

Autoridades de Porto Rico, que é território dos Estados Unidos, confirmaram que Henry pousou na capital San Juan. A imprensa da República Dominicana noticiou que o primeiro-ministro havia tentado, primeiro, pousar no país vizinho ao Haiti, mas não foi autorizado.

Permanece a dúvida de quando ele retornará a Porto Príncipe, já que o aeroporto da capital permanece fechado, depois que homens armados tentaram invadir o terminal no final de semana. Todos os voos comerciais para o país estão suspensos.

O ex-policial Jimmi Cherizier, conhecido como Barbecue, líder da aliança de gangues que pedem a renúncia do primeiro-ministro, disse que se Henry permanecer no poder, o país corre o risco de mergulhar em uma guerra civil, que terminaria em genocídio. E que a comunidade internacional que apoia o premiê também seria responsável pelas mortes de haitianos.

Após o assassinato do presidente Jovenel Moíse, em 2021, Ariel Henry foi indicado como primeiro-ministro interino, com a promessa de realizar eleições.

A crise política fez explodir a violência dos grupos armados no país de 11 milhões de habitantes.

Desde a semana passada, a situação se agravou, com ataques a delegacias e presídios. Quatro mil e quinhentos detentos fugiram.

O governo interino declarou estado de emergência, que foi estendido para declaração de guerra.

Hoje, o alto comissário das Nações Unidas para os direitos humanos, Volker Turk, apelou aos líderes globais a agirem rápido para evitar que o Haiti mergulhe ainda mais no caos.

De acordo com a ONU, do total de dinheiro necessário para a entrega de ajuda humanitária ao país neste ano, apenas 2,5% está garantido. Uma missão internacional de segurança, a ser liderada pelo Quênia, que foi aprovada pelo Conselho de Segurança em outubro do ano passado, também ainda não tem data para começar.

*Com informações da Agência Reuters

Internacional Brasília Governo brasileiro acompanha "com preocupação" situação no Haiti Haiti decreta estado de emergência e toque de recolher na capital ONU alerta sobre agravamento da violência no Haiti 06/03/2024 - 20:59 Web Liliane Farias Pedro Moreira - da TV Brasil* haiti Ariel Henry quarta-feira, 6 Março, 2024 - 20:59 2:06

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis