Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Notícia Geral

Pessoas que contraíram dengue precisam ter cautela ao doar sangue

Pessoas que tiveram dengue ou que tomaram a vacina contra a doença devem aguardar prazos específicos para poder doar sangue.

Foto: Reprodução internet
Foto: Reprodução internet

Pessoas que tiveram dengue ou que tomaram a vacina contra a doença devem aguardar prazos específicos para poder doar sangue. As orientações sobre triagem de candidatos voltadas a serviços de hemoterapia constam em nota técnica publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Ministério da Saúde.

A Anvisa informou que existem evidências científicas demonstrando que há risco de transmissão da dengue por transfusão sanguínea. Quando uma pessoa recebe sangue contaminado com o vírus, há uma probabilidade de 38% de que ela seja infectada e desenvolva a doença após a transfusão.

A agência destaca que, por esse motivo e "por precaução", pessoas que tiveram dengue ou tomaram a vacina recentemente não podem doar sangue por um período determinado de tempo.

Saúde Brasília 05/03/2024 - 22:35 Pedro Lacerda - Repórter da Radioagência Nacional Dengue Transfusão de Sangue Riscos terça-feira, 5 Março, 2024 - 22:35 1:00

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis