Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Maceió

Fiscalização: donos de pocilgas têm 30 dias para retirar animais do local

Vigilância Sanitária
Vigilância Sanitária

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) participou, nesta terça-feira (05), durante uma ação conjunta com vários órgãos, de uma operação de combate ao abate clandestino de suínos em pocilgas localizadas nos bairros do Vergel do Lago, Trapiche e Levada.

Os proprietários das pocilgas foram notificados para retirar os animais dos locais no prazo de 30 dias. A criação de suínos na zona urbana da Capital é proibida conforme a lei municipal nº 5.318/2003, por representar um grave risco à saúde pública.

"O papel da Vigilância Sanitária é defender a saúde da população, intervindo nos problemas que possam ocasionar risco à saúde pública. A criação de porcos em área urbana é algo proibido justamente por trazer esse risco. Por isso, se o prazo terminar e o proprietário não realizar a retirada desses animais, nós iremos fazer o recolhimento", explicou o chefe especial da Visa, Airton Santos.

Além da Visa, participaram da ação a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), Instituto do Meio Ambiente (IMA), Batalhão Militar de Polícia Ambiental, Guarda Municipal e Delegacia de Crimes Ambientais.

População pode denunciar irregularidades - Para denunciar pocilgas clandestinas e demais irregularidades que causam riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato pelo telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24 horas, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis