Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Notícia Geral

STF retoma julgamento sobre descriminalização do porte de drogas

O julgamento sobre a descriminalização do porte de drogas para uso pessoal volta para a pauta do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta semana.

O julgamento sobre a descriminalização do porte de drogas para uso pessoal volta para a pauta do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta semana. O presidente da corte, Luís Roberto Barroso, agendou o debate para esta quarta-feira (6).

Até o momento, são cinco votos a favor da descriminalização: de Gilmar Mendes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Rosa Weber. O único voto contrário é de Cristiano Zanin.

Em agosto do ano passado, o julgamento foi paralisado por um pedido de vista do ministro André Mendonça, que vai apresentar seu voto nesta semana. Faltam ainda os votos de Carmen Lúcia, Nunes Marques, Dias Toffoli e Luiz Fux.

Até o momento, a maioria avalia a descriminalização apenas para maconha. Os ministros divergem sobre a quantidade da erva que seria permitida, de 25 até 100 gramas da planta. O ministro Alexandre de Moraes destacou que a Justiça vem diferenciando a posse de pessoas pretas e brancas.

Já o ministro Cristiano Zanin considerou que a descriminalização poderia contribuir para agravar o vício nas drogas.

O Supremo julga a constitucionalidade de um artigo da Lei das Drogas, que diferencia usuário do traficante. A legislação deixou de prever a pena de prisão, mas manteve a criminalização. Assim usuários ainda são alvo de inquérito policial e processos judiciais que buscam cumprimento de penas alternativas.

O caso que motivou o julgamento trata-se da prisão de um homem condenado pelo porte de 3 gramas de maconha. A defesa dele pede que a situação deixe de ser considerada crime. A decisão do STF terá repercussão geral e deverá ser seguida por toda as instâncias da Justiça.

Geral O debate está agendado para voltar à pauta nesta quarta-feira Brasília 04/03/2024 - 07:00 Bianca Paiva/ Fabíola Sinimbú Gésio Passos - Repórter da Rádio Nacional stf posse de droga Descriminalização da maconha segunda-feira, 4 Março, 2024 - 07:00 2:37

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis