Hoje (2) é o Dia D de mobilização contra a dengue em todo o país. O mutirão nacional, realizado pelo Ministério da Saúde, reúne as três esferas de governo, e chama toda a população para reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito transmissor da doença.
Dados do Ministério confirmam que cerca de 75% dos criadouros do Aedes aegypti estão dentro das casas - como em vasos de plantas, caixas d'água, calhas, pneus ou garrafas.
A mobilização deste sábado tenta conter o aumento de casos acima da média neste período do ano. Segundo o Ministério, desde o início do ano, mais de 1 milhão de casos suspeitos foram notificados no país, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Tendências históricas indicam que o pico das epidemias de dengue ocorre entre os meses de março e abril.
O Dia D conta com o trabalho de agentes comunitários e de combate às endemias, profissionais da saúde, influenciadores digitais, mídia, atores locais e toda a população brasileira. O tema "10 minutos contra a dengue" reforça a importância de cada cidadão dedicar um tempinho do seu dia para eliminar possíveis criadouros do mosquito.
Entre as ações, estão: garantir que caixas d´água estejam bem fechadas e sacos de lixo bem amarrados, jogar areia nos vasos de plantas, conferir calhas, evitar pneus em locais descobertos, não acumular sucatas e entulhos, e esvaziar garrafas PET, potes e vasos.
O Ministério da Saúde ampliou para R$1,5 bilhão os recursos para emergências e medidas de prevenção no combate à dengue. Na última semana, foram liberados recursos para municípios de mais de 10 estados e do Distrito Federal.
Fonte: Agência Brasil