A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro está convocando pais e responsáveis para que levem os filhos com idade de 10 e 11 anos aos postos de saúde para que sejam vacinados contra a dengue. De acordo com balanço da secretaria, somente 18% destas crianças foram vacinadas contra a doença. Foram aplicadas até agora mais de 25 mil doses do imunizante, o que corresponde a menos de 20% das 140 mil recebidas em 22 de fevereiro. A dengue já tem mais de um milhão de casos e causou mais de 200 mortes no país.
Na cidade do Rio, o público-alvo total da campanha de vacinação da dengue, de 10 a 14 anos, reúne 354 mil crianças e adolescentes e o objetivo da secretaria é vacinar todas elas, de acordo com um cronograma que ainda será completamente divulgado.
A vacinação começou há uma semana, apenas com crianças de 10 anos, e a imunização de crianças de 11 anos teria início somente no dia 28, mas foi antecipada em um dia pela secretaria por causa da baixa procura pelas doses.
O Rio de Janeiro é uma das cidades brasileiras que enfrentam epidemia de dengue nesse início de ano. Segundo o painel de arboviroses da Secretaria Municipal de Saúde, já foram registrados mais de 46 mil casos da doença na cidade, mais que o dobro de 2023 e dez vezes mais que em 2022. Dois óbitos já foram confirmados na capital fluminense.
* Com informações da Agência Brasil
Fonte: Agência Brasil