Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Maceió

Guarda municipal que matou ex em shopping tinha porte e posse de arma de fogo, diz secretário

Reprodução e arquivo pessoal
Reprodução e arquivo pessoal

O guarda municipal Edvaldo Benvindo Silva, de 52 anos, que matou a ex-namorada Valkíria de Brito Cavalcanti, 40, dentro de uma loja em um shopping de Maceió, tinha posse e porte de arma de fogo. A informação foi confirmada ao TNH1 pelo secretário de Segurança Urbana de São Miguel dos Campos, município onde o servidor era lotado.

O crime aconteceu na noite desse domingo (25) nas instalações de uma loja de cosméticos no shopping da parte alta de Maceió. De acordo com informações de testemunhas, um homem teria chegado ao local armado e atirado contra a mulher, que estava trabalhando no shopping. Depois, o homem atirou contra si mesmo e morreu no local.

Conforme apurado pelo TNH1, o próprio autor do crime que comprou a arma. O procedimento para se ter o armamento foi acompanhado pela Polícia Federal, onde ele teria passado por psicólogo e treinamento.

Ainda segundo o secretário, Edvaldo era aparentemente tranquilo enquanto trabalhava, sem queixas a conduta no local de trabalho. "Mas como se trabalha um dia e folga três, ninguém sabe o que se faz fora do horário de trabalho", finalizou.

Posse de arma é a permissão ao cidadão para manter a arma exclusivamente no interior da residência ou no local de trabalho. Já o porte, por sua vez, é a possibilidade de circular com ela fora de casa ou do trabalho.

Porte de arma é permitido desde 2020 no município

(Crédito: Agência Brasil)

A autorização para primeira turma de guardas municipais de São Miguel dos Campos para o porte de armas aconteceu em 26 de novembro de 2020, há pouco mais de três anos. À época, os integrantes fizeram o curso de formação, realizado pela Polícia Federal, e tiveram o porte autorizado dentro e fora do serviço.

O Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL) divulgou que o, até então, secretário de Segurança Urbana, coronel Mário Jorge, classificou a data como um marco histórico e celebrou o fato da instituição ter se tornado a com maior número de profissionais armados, entre as Guardas Municipais de Alagoas.

Na mesma divulgação, o Sindguarda ressaltou que os 70 guardas municipais estariam mais "seguros para poder servir a população miguelense com competência e responsabilidade".

Medida aprovada na Câmara

Junio Amaral recomendou a aprovação de texto substitutivo | (Crédito: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

Em dezembro de 2023, a Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou a proposta que regulamenta o porte de arma de fogo para os guardas municipais.

A medida, aprovada para o projeto de Lei 1109 de julho de 2023, também exige o fornecimento de equipamentos, capacitação, acompanhamento psicológico e assessoria jurídica gratuita a esses agentes de segurança pública.

Vítima completou 40 anos no dia da morte

(Crédito: Reprodução)

No dia em que foi vítima de feminicídio, Valkiria completava 40 anos de idade. Horas antes do crime, a mulher chegou a compartilhar algumas mensagens recebidas por parentes e amigos. "Você merece viver o melhor dessa terra, és uma mulher incrível, um coração gigante", disse uma. "Pessoa maravilhosa, que tem toda minha admiração, carinho e amizade, e que tem o coração maior que ela", falou outra.

Ela ainda celebrou a nova idade. "Enfim chegou os meus 4.0. Gratidão a Deus por mim (sic) permitir chegar até aqui, que Deus mim (sic) abençoe a cada dia mais com saúde e forças para continuar lutando, pois almejo as melhores coisas nessa vida", escreveu.

O crime

(Crédito: Arquivo pessoal)

O feminicídio de Valquíria de Brito Cavalcante, 40, chocou a população alagoana na noite desse domingo, 25. A vítima foi surpreendida pelo ex-namorado, com quem conviveu por 10 anos, e assassinada a tiros. O homem, que na sequência tirou a própria vida, teria dito para os colegas de trabalho da mulher que ia entregar um presente, já que era o dia do aniversário dela.

De acordo com o delegado Nivaldo Aleixo, o guarda municipal esteve na loja em que a ex trabalhava já no fim do expediente. Ao ser abordado como cliente, ele contou que ia entregar um presente para Valquíria, argumento usado para se aproximar dela.

"Esse rapaz que cometeu essa loucura conviveu por 10 anos com a vítima, mas entre idas e vindas. Há quatro meses se separaram de vez. A vítima já estava em outro namoro. Ele tentou se reconciliar, mas ela recentemente arrumou um novo namorado, e provavelmente, ele surtou com isso. Ele esteve à procura dela, ao chegar na loja, perguntaram se ele precisava de alguma coisa, e ele disse que ia dar um presente a ela", disse o delegado em entrevista à TV Pajuçara.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis