Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Automobilismo

Referência do automobilismo, Wilsinho Fittipaldi morre aos 80 anos

Ícone do automobilismo brasileiro, Wilson Fittipaldi Júnior faleceu nesta sexta-feira (23), em São Paulo.

Foto: Reprodução internet
Foto: Reprodução internet

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por CBA (@cba_oficial)

Foi em sua última prova na categoria, porém, que Wilsinho fez história. Em 1975, ele alinhou no grid a bordo da Copersucar-Fittipaldi, primeira equipe brasileira da Fórmula 1, fundada ao lado do irmão mais novo, Emerson Fittipaldi, bicampeão mundial. Na temporada seguinte, o ex-piloto se tornou chefe da escuderia, que permaneceu no campeonato mundial até 1982.


Wilsinho deixa a esposa Rita e o filho Christian Fittipaldi, que correu na Fórmula 1 entre 1992 e 1994. Ele também era tio-avô de Pietro Fittipaldi, piloto reserva da equipe norte-americana Haas na principal categoria do automobilismo.

"Tio Wilsinho descansa em paz. Muito obrigado por tudo que você fez por nossa família e pelo automobilismo brasileiro. Agora você está com o biso e a bisa", declarou Pietro em uma postagem nas redes sociais.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por PIETRO FITTIPALDI (@pifitti)

Em publicação nas redes sociais, a CBA enalteceu o ex-piloto como "patrimônio do automobilismo brasileiro". Segundo a nota da confederação, Wilsinho "reuniu talento, visão de futuro e ousadia para levar o nome do Brasil a um patamar jamais imaginado", destacando a criação da equipe Copersucar-Fittipaldi como um projeto que "estava à frente do seu tempo".


A Stock Car, principal competição automobilística do país (e da qual Wilsinho participou em três temporadas, sendo vice-campeão em 1991) também se manifestou. Em nota, o diretor executivo da Vicar, organizadora da categoria, Fernando Julianelli, destacou a "alma inquieta" do ex-piloto.


"Com sua energia criativa, ousadia e um conhecimento enciclopédico do esporte, Wilsinho não apenas construiu carros: suas iniciativas inspiraram milhares de novos adeptos, ajudando a fazer do nosso país um dos centros mundiais do esporte", descreveu Julianelli.

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis