Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Rio chega a 1 milhão de imunizados com a primeira dose de vacina contra covid-19

Imagem de destaque da notícia
Número representa 5,77% do total da população do Estado O Estado do Rio de Janeiro alcançou a marca de 1 milhão de imunizados com a primeira dose da vacina contra covid-19 neste sábado, dia 27, no segundo dia de restrições durante o recesso de dez dias. A informação foi dada pelo governador Cláudio Castro. No Vacinômetro atualizado pelo site oficial da Secretaria de Estado e Saúde (SES), até as 9h, constam que 1.002.369 milhão de pessoas receberam a vacina. Ou seja, apenas 5,77% do total da população do Estado foi vacinada até o momento. Já em relação à segunda dose, 331.700 mil já estão completamente imunizadas.

Em seu perfil no Twitter, Castro publicou uma foto do seu pai, Clerton de Castro e Silva, de 71 anos, que foi vacinado nesta manhã na capital Fluminense, conforme o calendário por gênero divulgado pelo município. "Hoje a emoção é dupla. Meu pai com 72 anos vacinando no dia em que o Estado do Rio marca de 1 milhão de pessoas com a primeira dose aplicada. Acreditamos na vacina e vamos acelerar ainda mais o plano esta semana. Vacina protege. Salva. Redobrem os cuidados, vamos vencer juntos. Todo meu reconhecimento aos profissionais de saúde e aqueles que estão na linha de frente ajudando a salvar vidas. #vacinaprotege", escreveu o governador na rede social.

Nesta manhã, por volta das 7h, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizou a distribuição de 363.600 doses de vacinas contra covid-19 aos 92 municípios do Estado. Deste total, 300 mil são de CoronaVac e 63.600 de Oxford/Astrazeneca. Cinco helicópteros começaram a receber o imunizante, às 7h, para fazer a entrega para 88 municípios do Estado. As cidades do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo e Maricá vão retirar as doses por via terrestre, na Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da SES, em Niterói.

As vacinas chegam em meio a uma escalada do número de pessoas na fila de espera por leitos em UTI. Dados divulgados na noite desta sexta-feira no Painel covid-19, atualizado pela Secretaria estadual de Saúde, apontam para uma fila de 634 pacientes aguardando leitos de UTI exclusivos para a doença, levando a marca a atingir o patamar máximo pela quarta vez consecutiva. Foi, também, o 13º dia seguido de alta na lista de espera por tratamento intensivo. Em 13 de março, quando a escalada teve início, havia apenas 64 pessoas no aguardo de uma vaga. Em menos de duas semanas, portanto, o total de pacientes na fila por UTIs aumentou praticamente dez vezes.

No mesmo período, a quantidade de doentes à espera de leitos de enfermaria dedicados ao coronavirus também cresceu exponencialmente. Há 13 dias, eram 55 pacientes nessa condição. Hoje, a lista soma 236 pessoas, em um aumento de 329%. O número, entretanto, apresentou ligeira queda na comparaçao com a última quarta-feira, quando havia 276 pacientes aguardando por enfermarias no estado. A situação também se reflete no índice de ocupação das UTIs para covid-19 no Rio, que já chegou, nesta sexta-feira, a 92%. No caso das enfermarias, 78% delas encontram-se em utilização neste momento. O panorama e ainda mais crítico na capital, onde 95% dos 693 leitos intensivos estão em uso, além de 88% das vagas de enfermaria.

AP Photo/Bruna Prado

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis