Para quem não sabe, o Pará tem um polo forte de produção de cacau. Exatamente, parte do chocolate que você consome é produzido em solo paraense. E para desenvolver a qualidade dessa amêndoa, pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) trabalham em conjunto em diversas pesquisas para o fortalecimento dessa cadeia produtiva.
O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UFRA, Marcos Santos, destaca agora alguns pontos que mostram a importância dessa frente de estudo.
Hoje, o Pará é responsável pela produção de mais de 53% do cacau nacional, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge). Os municípios de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Senador José
Quem faz parte desse verdadeiro cinturão produtivo é a produtora rural e pesquisadora do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, Elisangela Trzeciak. Ela diz que esta ação, que une comunidade acadêmica e também científica, tem gerado inúmeros benefícios.
E para quem duvida que essa ação não trouxe efeito, neste mês o Pará foi premiado na Holanda, no Cocoa of Excellence Awards, que reconhece, em nível internacional a qualidade da produção cacaueira. Os produtores Miriam Vieira e Robson Brogni, de Medicilândia, receberam medalhas de ouro e prata pela qualidade do produto.
Fonte: Agência Brasil