Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Notícia Geral

Lula estimula contribuições para os refugiados da Palestina

O presidente Lula disse, nesta quinta-feira (16), que o Brasil vai fazer novos depósitos em dinheiro à Agência das Nações Unidas para os refugiados da Palestina no Oriente Médio.

Foto: Reprodução internet
Foto: Reprodução internet

O presidente Lula disse, nesta quinta-feira (16), que o Brasil vai fazer novos depósitos em dinheiro à Agência das Nações Unidas para os refugiados da Palestina no Oriente Médio. A afirmação foi feita durante a sessão extraordinária da Liga dos Estados Árabes, no Cairo, capital do Egito.

Lula também estimulou todos os países a manter e reforçar suas contribuições.

No início deste ano, mais de 15 países suspenderam o financiamento à agência após denúncias de envolvimento de funcionários nos ataques surpresa do grupo palestino Hamas a Israel, em 7 de outubro do ano passado. O episódio desencadeou uma ofensiva israelense contra os terroristas do Hamas em territórios palestinos.

Estados Unidos, Reino Unido, França, Canadá, Austrália e Itália são alguns dos países que já suspenderam novos recursos à agência das Nações Unidas para os refugiados da Palestina no Oriente Médio.

A ONU informou que rescindiu os contratos com 12 supostos envolvidos nos ataques a Israel e abriu investigação.

Os terroristas do Hamas mataram no território israelense mil e duzentos civis, entre homens, mulheres, crianças e idosos, além de militares. E fizeram ainda centenas de reféns.

Em resposta, os ataques de Israel resultaram em 20 mil mortos também entre homens, mulheres, crianças e idosos, além dos próprios terroristas.

Para Lula, a reação israelense é desproporcional e indiscriminada.

O presidente lembrou ainda que o Brasil foi o primeiro país latino-americano a receber o status de observador na Liga dos Estados Árabe, composta por 22 países.

E disse que quer aprofundar a parceria e o comércio com países pobres e emergentes.

Lula está em viagem ao Egito, e também vai à Etiópia, para reforçar a agenda internacional do Brasil junto aos países africanos.

De acordo com o presidente, a balança comercial do Brasil com países da Liga Árabe passou de US$ 5,4 bilhões em 2022 para US$ 30 bilhões de dólares em 2023.


*Com apuração de Oussama El Ghaouri

Internacional Brasília Lula propõe parceria estratégica com o Egito 15/02/2024 - 21:46 Roberto Piza / Liliane Farias Roberto Piza - da Rádio Nacional * Lula Egito guerra ONU quinta-feira, 15 Fevereiro, 2024 - 21:46 2:19

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis