Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Notícia Geral

Ciclone pode provocar fortes chuvas em São Paulo e no Rio de Janeiro

Um ciclone subtropical deve se formar em alto-mar, a sudeste da cidade de Arraial do Cabo, com deslocamento para leste e, em seguida, para sul/sudoeste, a partir da noite desta quinta-feira(15).

Foto: Reprodução internet
Foto: Reprodução internet

Um ciclone subtropical deve se formar em alto-mar, a sudeste da cidade de Arraial do Cabo, com deslocamento para leste e, em seguida, para sul/sudoeste, a partir da noite desta quinta-feira(15).

O fenômeno vai provocar muita chuva no litoral norte de São Paulo até a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, com maior atenção para a Costa Verde, incluindo os municípios de Angra dos Reis e Paraty. O alerta vale até as dez da manhã desta sexta-feira(16).

A informação foi confirmada pela Marinha e pelo Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia.

Thiago Sousa, meteorologista do instituto, avalia que o ciclone extratropical em si não deve ser preocupante, já que acontecerá longe da costa. Porém, deve-se ter cuidado com as chuvas, que estarão mais intensas. Segundo o especialista, a cidade mais próxima ao fenômeno será Arraial do Cabo. "Esse sistema permanecerá sobre o oceano e não chegará ao continente, movendo-se preferenciamelmente para latitudes mais altas em direção ao Sul do Brasil. Portanto hoje é considerado o dia mais perigoso de chuva no Rio de Janeiro pois o sistema estará se formando até a noite próximo ao litoral do estado, podendo provocar volume significativo de chuva", explica.

Ainda segundo o meteorologista, o ciclone deve provocar ventos de aproximadamente 80 km/h em seu entorno.

Entre os riscos, estão o de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. As áreas afetadas abrangem o Sul Fluminense, o Vale do Paraíba Paulista e a região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Meio Ambiente Rio de Janeiro Ciclone provocará chuva forte na costa de SP e RJ nos próximos dias Inmet alerta para chuvas intensas no Rio e no Vale do Paraíba Prefeitura de Macapá adia início das aulas por causa das chuvas 15/02/2024 - 18:35 Daniella Longuinho / Liliane Farias Tatiana Alves - repórter da Rádio Nacional Ciclone Chuva Tempestade quinta-feira, 15 Fevereiro, 2024 - 18:35 1:52

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis