Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Segurança Pública

Alagoas reduz em mais de 35% o nº de homicídios neste carnaval

Em coletiva de imprensa no Palácio, governador Paulo Dantas afirma que o atual período carnavalesco foi o mais tranquilo da série histórica

Durante coletiva de imprensa, governador ressaltou números positivos da Segurança Pública durante o carnaval
Durante coletiva de imprensa, governador ressaltou números positivos da Segurança Pública durante o carnaval

O governador Paulo Dantas e a cúpula da Segurança Pública de Alagoas apresentaram, na manhã desta quinta-feira (15), um balanço das ocorrências registradas no estado, durante o carnaval. Os números mostram uma redução de 37,50% no número de homicídios.

Neste ano, foram dez crimes registrados em todo o estado; já no ano passado, foram 16 ocorrências. No primeiro dia de folia, foi registrada uma ocorrência; no segundo, foram seis homicídios; já no terceiro, quinto e sexto dias, uma morte. Por sua vez, no quarto dia, não aconteceram registros de mortes violentas.

Ao comentar os números da segurança pública durante o carnaval, o governador Paulo Dantas afirmou que os anos de 2023 e 2024 apresentam o melhor resultado alcançado em toda a série histórica.

"Os indicadores vêm melhorando e essa área vem combatendo a criminalidade com eficiência. Isso requer foco, disciplina e é isso que mulheres e homens da segurança estão fazendo. Neste ano, tivemos os melhores resultados da série histórica. O segundo melhor ano foi 2023. Quando digo isso, nós prometemos ao povo de Alagoas que nada ia parar, que iríamos promover uma gestão com proximidade, transparência, com concursos públicos, ciência e tecnologia, fazendo um estado totalmente pacificado, capaz de atrair empresas locais, nacionais e internacionais", disse o governador.

Em Maceió, cinco mortes foram registradas durante o carnaval deste ano. Outro dado importante divulgado durante o balanço de carnaval é que não aconteceram casos de feminicídio no decorrer da festa de momo.

É o terceiro ano seguido em que ocorrências dessa natureza não são registradas.


OUTRAS OCORRÊNCIAS

Conforme o balanço, ainda foram apreendidos 17 armas de fogo e pouco mais de 6 kg de drogas. Houve também redução no número de roubos a pessoa, com 59 casos em 2023 e 44 em 2024, uma redução de 25% nos casos.

Pelos números apresentados, os registros de roubo de veículos de passeio chegou aos seis casos durante o carnaval em 2024, enquanto em 2023, foram cinco registros. Já os roubos de motos, foram 17 ocorrências em 2024 e 13 em 2023.

Em Maceió, foram 29 casos de roubo à pessoa durante o carnaval. No ano passado, foram 46 registros, com uma redução de quase 37%. Não houve roubo em transporte coletivo na capital e nenhum veículo roubado em Maceió. Foram dez roubos de moto registrados durante o período do carnaval. Sobre os acidentes de trânsito com vítimas, foram onze registros. Em 2023, foram nove ocorrências.

Já os casos de afogamentos registrados que resultaram em mortes foram quatro durante o carnaval deste ano. Na avaliação do comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), Coronel Verçosa, o carnaval de 2024 foi relativamente tranquilo.

"Conseguimos montar equipes extras, desobstruindo estradas, ajudamos cidadãos em suas casas. Conseguimos atingir todo o litoral, norte e sul, e no geral tivemos um carnaval dentro das expectativas. Não houve maiores problemas", disse o comandante do Corpo de Bombeiros.

O governador Paulo Dantas ainda reafirmou o seu compromisso em expandir as ações da Segurança Pública, interiorizando as ações e ressaltou os investimentos que têm sido feitos na proteção da mulher, onde nesse aspecto o estado já esteve entre os mais violentos do país.

"Estamos universalizando um trabalho concentrado na Segurança Pública, levando a sala lilás para todos os Centros Integrados de Segurança Pública. O Governo de Alagoas continua sendo o único da federação com maior número de mulheres no comando, e nós vamos manter esse mesmo nível de protagonismo até o último dia da nossa gestão", afirmou.

Sobre o caso de um policial à paisana que agrediu uma mulher em Rio Largo, o coronel Paulo Amorim, comandante da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), assegurou que o militar envolvido está sendo investigado de forma imparcial pela corporação e que o resultado da investigação será o mais transparente possível.

"A Polícia Militar de Alagoas é uma instituição quase bicentenária, nosso alicerce é a hierarquia e disciplina. Nós não compactuamos com desvio de conduta de nenhum policial militar da ativa ou reserva. Aquele que praticar algum crime, iremos apurar através de nossa corregedoria e investigar. Se ele for culpado, será punido. A PM comanda 8 mil homens na ativa e temos que ter um regulamento forte, que funcione. Vamos apurar esse caso e depois apresentar à imprensa o resultado da nossa investigação imparcial".

Para finalizar, o governador assegurou a continuidade dos investimentos em educação e na criação de empregos no estado.

"Vamos comemorar esses números quando não tivermos nenhum roubo e homicídio, quando tivermos uma educação ampla, alfabetização no tempo certo, jovens no mercado de trabalho", reforçou Dantas.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis