Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Notícia Geral

Seis escolas de samba abriram desfile do Grupo Especial no RJ

No Rio de Janeiro seis escolas já desfilaram na primeira noite.

Foto: Reprodução internet
Foto: Reprodução internet

No Rio de Janeiro seis escolas já desfilaram na primeira noite. Quem abriu a Sapucaí foi a Porto da Pedra, que retornou ao Grupo Especial depois de 11 anos na Série A. O enredo Lunário Perpétuo falou da influência do livro "Lunário" na cultura nordestina. Mas a escola teve problemas com carros alegóricos e agora vive a dúvida se continua na elite do Carnaval carioca.

A Beija-Flor de Nilópolis também se voltou para o nordeste com o enredo homenageando Maceió e Rás Gonguila, "herdeiro" de um império africano e fundador do maior bloco de carnaval da cidade. A escola empolgou o público acionando o novo sistema de luzes da Sapucaí em sintonia com o refrão do samba-enredo.

Já o Salgueiro reverenciou o povo Yanomami, a partir do relato de Davi Kopenawa. O desfile trouxe a ancestralidade do povo yanomami com uma alegoria gigante que também mostrou um indígena lutando contra a destruição.

A Grande Rio também bebeu de fontes indígenas com um enredo baseado no mito tupinambá "Meu destino é ser onça". Apesar de empolgar o público, que ganhou pulseiras de Led para participar do desfile, a escola teve problemas com um carro que precisou ser empurrado.

Já a Unidos da Tijuca atravessou o oceano para falar sobre Portugal no enredo "O conto de fados". Um dos destaques foi o caro abre alas, que narrou a formação de Lisboa.

E quem encerrou os desfiles já na madrugada foi a atual campeã, do carnaval do Rio de Janeiro, a Imperatriz Leopoldinense. A escola homenageou o poeta paraibano Leandro Gomes de Barros, que fala sobre a força da cultura cigana e seus mistérios. A bateria com paradinhas e toques de samba de roda levantou a multidão.

O desfile das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro continua nesta segunda-feira (12). Mocidade, Portela, Vila Isabel, Mangueira, Paraíso do Tuiuti e Viradouro.

Geral Rio de Janeiro 12/02/2024 - 11:43 Sâmia Mendes/ Marizete Cardoso Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional Carnaval Sapucaí Grupo Especial segunda-feira, 12 Fevereiro, 2024 - 11:43 2:05

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis