Estado

História Hoje: 75 anos da "Guerra dos Mundos" no Equador

Uma história de ficção científica gerou pânico, revolta, quebra-quebra e mortes na capital do Equador.

Por Redação em 12/02/2024 às 08:16:34

Foto: Reprodução internet

Uma história de ficção científica gerou pânico, revolta, quebra-quebra e mortes na capital do Equador. Em 12 de fevereiro de 1949, a Rádio Quito veiculou uma versão de Guerra dos Mundos. Mas, ao descobrir que a chegada dos extraterrestres não era verdadeira, a população incendiou a emissora.

A peça radiofônica original foi lançada na véspera do Halloween de 1938 em uma série de dramas ao vivo nos Estados Unidos. Dirigida e narrada pelo produtor norte-americano Orson Welles, o episódio apresentava notícias de última hora sobre uma invasão marciana em Nova Jersey e Nova Iorque. O suposto repórter dava detalhes sobre monstros e ataques com raios de calor. Na época, a transmissão dos boletins pareceu tão real que ouvintes entraram em choque.

Mais de uma década depois, a Rádio Quito repetiu o modelo de Orson Welles e colocou no ar uma versão em espanhol. Sem aviso de que era uma dramatização, o apresentador interrompeu a programação e começou a narrar a invasão dos ETs na capital equatoriana.

Diante da confusão causada pelo falso noticiário, a rádio assumiu que se tratava de uma simulação. As consequências foram desastrosas. Ouvintes que se sentiram enganados foram até a emissora. A multidão atirou pedras e botou fogo na entrada do prédio. As chamas se espalharam rapidamente e o local ficou destruído. A rádio só retomou as atividades dois anos depois da divulgação da falsa invasão marciana.

História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.

História Hoje:

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Jailton Sodré

Apresentação: José Carlos Andrade

Edição: Bianca Paiva

Publicação Web: Renata Batista

Cultura Brasília 12/02/2024 - 08:00 História Hoje História Hoje segunda-feira, 12 Fevereiro, 2024 - 08:00 126:00

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro
Estado 02

Comentários