Uma operação integrada com o objetivo de combater o tráfico de drogas foi deflagrada, na manhã desta sexta-feira (9), para cumprir nove mandados de prisão e mais nove de busca e apreensão na Grande Maceió e em São Paulo. Três pessoas foram presas em Rio Largo.
Os alvos das ordens judiciais têm endereço na parte alta de Maceió, Rio Largo, Satuba e São Paulo. Denominada Cruzeiro do Sul, a operação foi coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público de Alagoas (MPAL).
As investigações duraram cerca de sete meses, foram realizadas pelo Gaeco em parceria com a SSP e contaram também com o apoio do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv). Já os mandados judiciais foram expedidos pela 17ª Vara Criminal, privativa do combate às organizações criminosas.
O trabalho investigativo visa desarticular um grupo criminoso que atuava no tráfico de entorpecentes, principalmente no Conjunto Cruzeiro do Sul (em Rio Largo), em Satuba, Maceió e São Paulo.
Operação prende grupo criminoso que comanda tráfico em Rio Largo - Foto: Divulgação SSP
Em São Paulo, foram expedidos mandados de prisão porque lá estão alguns suspeitos de fornecerem a droga para ser revendida em Alagoas.
A operação Cruzeiro do Sul ganhou este nome em razão de os líderes concentrarem a maior parte do comércio ilegal de entorpecentes no conjunto.
Efetivo participante
Para dar cumprimento aos mandados judiciais expedidos, foram empregados policiais militares do Batalhão de Polícia Rodoviária – BPRv, 8° Batalhão de Polícia Militar, policiais civis da Seção de Capturas/DRACCO e do Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial – Tigre, além do comando de Aviação Aérea de Alagoas (Comave).